Índice de Confiança do empresário do Comércio (ICEC) cai em janeiro

Indicador ficou em marca 114,5 pontos e teve redução de 7,9% na comparação com dezembro

10/02/2023

O Índice de Confiança do empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), começou 2023 com queda de 7,9% e marca 114,5 pontos. Os gestores de empresas com mais de 50 empregados são os mais confiantes, com 129,3 pontos, ante 114,3 pontos entre as micro e pequenas empresas.

A média nacional ficou em 119 pontos em janeiro. Pelo segundo mês consecutivo a confiança do empresário paranaense está menor do que a média brasileira.

Mais uma vez, todos os fatores avaliados tiveram redução, sobre as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que mostraram baixa de 13,8%. O fator Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) caiu 4,8% e as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) diminuíram 3,6%.

Publicado por Karla Santin

10/02/2023 às 10:11