Varejistas paranaenses estão cada vez mais confiantes na retomada econômica

Empresas de menor porte estão otimistas e planejam ampliar contratações nos próximos meses

24/08/2021

Os varejistas paranaenses estão cada vez mais confiantes na retomada econômica. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), manteve o crescimento pelo terceiro mês consecutivo. O indicador está em 120,1 pontos em agosto, com alta de 5,8% em relação a julho e elevação de 48,1% na comparação com agosto de 2020.

A expectativa dos empresários paranaenses supera a média nacional, que está em 115,0 pontos agora em agosto e também está em curva ascendente.

A variação mensal positiva foi estimulada principalmente pelas empresas de menor porte (até 50 empregados), que desde junho vêm demonstrando crescente otimismo. Com 120,1 pontos, a confiança dos micro e pequenos empreendedores está bem próxima do índice registrado entre os proprietários de médias e grandes empresas, que é de 123,6 pontos.

Entre os fatores avaliados pela pesquisa, o subíndice Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) teve a maior elevação mensal, com 9,6%, mas, por ser de 94,3 pontos – abaixo dos 100 pontos –, está em condição ainda considerada desfavorável pela metodologia utilizada no estudo.

O fator Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) aumentou 3,4% e está em 157,1 pontos. Seguindo o ritmo favorável, o aspecto Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceu 6,0% de julho para agosto e marca 109,0 pontos. A principal área de investimentos será a ampliação da equipe de trabalho, com alta de 9,5% sobre o mês passado, sobretudo entre as empresas de menor porte, entre as quais a expectativa de contratação de funcionários subiu 9,7% em apenas um mês.

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 99555-5120