Fecomércio PR recepciona embaixador da Costa Rica

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul da República Tcheca, Rui Lemes, recepcionou o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, e o representante da Costa Rica no Paraná, Fábio Alexandre Siebert, na manhã desta quarta-feira (22/3). Também acompanharam a reunião o advogado Marcello Lauer, o country manager da Facop, […]

27/03/2023

A assistente de Relações Internacionais, Anielle Araujo da Silveira; o country manager da Facop, Dionathan Reis Lima; o advogado Marcello Lauer; o representante da Costa Rica no Paraná, Fábio Alexandre Siebert; o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz; o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul da República Tcheca, Rui Lemes; e o assessor da presidência e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini. Foto: Karla Santin

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul da República Tcheca, Rui Lemes, recepcionou o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, e o representante da Costa Rica no Paraná, Fábio Alexandre Siebert, na manhã desta quarta-feira (22/3). Também acompanharam a reunião o advogado Marcello Lauer, o country manager da Facop, Dionathan Reis Lima, e o assessor da presidência e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini.

Durante o encontro, Lemes falou sobre as ações da Diretoria de Relações Internacionais da Fecomércio PR, que atua de forma estratégica, apoiando e representando as empresas paranaenses na expansão de seus mercados para outros países. “A Fecomércio tem excelente relacionamento com os consulados acreditados no Paraná e com o Corpo Consular, sediando as reuniões mensais do grupo. Também sediamos as reuniões do RI6. A Federação procura estimular negócios com missões internacionais emissivas e receptivas, rodadas de negócios. É um prazer recebe-los aqui para ampliarmos as oportunidades de negócios entre nossos países”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR.

O embaixador da Costa Rica fez uma breve apresentação sobre seu país, destacando a diversidade de paisagens e atrativos naturais, como as praias paradisíacas, vulcões e reservas biológicas. A economia da Costa Rica é baseada principalmente no turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. “A Costa Rica tem um turismo muito forte. Em 2023 pretendemos voltar aos tempos pré-pandemia. Temos voos diretos para vários países e um aeroporto só para turistas, na província de Guanacaste”, destacou Ortiz.

O embaixador também ressaltou que a Costa Rica é um país que investe pesadamente na educação, desde o ensino primário a faculdades públicas de qualidade. “Como não temos exército, todo esse recurso vai para educação. Somos um país de paz. Esse ano comemoramos 75 anos de abolição de nosso exército”, relatou.

Ortiz também mencionou o compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade. “Metade do país está reflorestado e 30% do território está protegido em parques nacionais. Somos o 1° país carbono neutro, e para isso damos isenção fiscal carros elétricos e hídricos, usamos combustível verde. 100% da energia vem de fontes renováveis, sendo a principal a hidráulica”, contou.

Texto: Karla Santin

Publicado por Karla Santin