Fecomércio PR entrega premiação a jornalistas do Paraná

Durante a última reunião mensal de 2019, da diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), realizada em Matinhos, na última sexta-feira (6), foram entregues a jornalistas de todo o Paraná troféus e certificados da sexta edição do Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo. A premiação instigou a imprensa do […]

09/12/2019

A premiação instigou a imprensa do estado a mostrar a importância do Sesc e do Senac e como programas e ações das duas entidades desempenham um papel crucial em prol da justiça social, da cidadania e da qualidade de vida dos paranaenses.

Cinquenta trabalhos de fotojornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e jornalismo impresso e webjornalismo, oriundos de 15 cidades do estado, foram recebidos e avaliados pela fidelidade do tema, pertinência, conteúdo e estrutura do texto.

Para o coordenador de jornalismo do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ernani Buchmann, a comunicação vive uma crise sem precedentes com a entrada da mídia digital e faz-se necessário a reinvenção da profissão constantemente. “É preciso que todos nós nos reinventemos todos os dias, mas na nossa profissão, precisamos nos reinventar a cada 15 minutos. O Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo foi constituído justamente para ser uma premiação ao trabalho que vocês fazem”, afirma.

Os primeiros lugares de cada categoria receberam R$ 4.000. R$ 3.000 foram entregues para os segundos colocados e R$ 2.000 aos terceiros lugares. A série especial “Atividades do Sesc promovem melhor qualidade de vida dos idosos”, apresentado pelos jornalistas Lorena Malucelli Pelanda e Felipe Harmata Marinho, da Rádio BandNews FM, de Curitiba, obteve a maior nota nas avaliações da comissão julgadora e recebeu o Grande Prêmio Cândido Lopes – uma homenagem ao primeiro jornalista paranaense, fundador do jornal “O Dezenove de Dezembro”.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Cesar Luiz Gonçalves, o trabalho da imprensa é fundamental para levar ao público as ações que as entidades fazem em prol dos paranaenses e  “Com as matérias produzidas pelos jornalistas são levadas à sociedade a importância do trabalho desenvolvido, mostrando ao público que o Sesc e o Senac precisam continuar e que essas instituições fazem parte do desenvolvimento do estado”, pontuou.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, todos os trabalhos apresentados demonstraram a diversidade das ações e a extensão da atuação tanto da Fecomércio como do Sesc e do Senac. “Temos uma responsabilidade social extraordinariamente grande, e quando criamos este prêmio quisemos aproximar vocês ainda mais do nosso sistema, para que vocês pudessem levar ao público esta grandiosidade”.

Confira a relação dos trabalhos premiados:

Fotojornalismo:

1º lugar: Janaí Meotti Vieira, com o trabalho “Nos tecidos, cortes, moldes e pontos, a costureira alinha uma nova vida”, do Jornal do Oeste, de Toledo

2º lugar: Franciele Mota da Silva, com o trabalho “Jovem Aprendiz: programa gratuito proporciona crescimento e transformação de vidas”, do Jornal do Oeste, de Toledo

3º lugar: Bruna Scheidt, com o trabalho “Pollyanna Aprendiz”, da Revista Aldeia, de Cascavel

Telejornalismo:

1º lugar: Mariana Kojunski Pinto, Márcio Neves, Luciana Barcellos e Priscila Stauffer, com o trabalho “Importância do Senac”, da Rede Massa – TV Naipi, de Foz do Iguaçu

2º lugar: Thiago Augusto Tessaro, Paulo Cezar Tessaro e Diego Rocha, com o trabalho
“A arte de aprender não importa a idade”, da TV Sudoeste, de Pato Branco

3º lugar: Rayssa de Sousa Alves e Marcelo Bulgarelli, com o trabalho “Sistemas Sesc/Senac são agentes de mudanças de vidas em Maringá”, da RIC TV Maringá

Radiojornalismo:

1º lugar: Lorena Malucelli Pelanda e Felipe Harmata Marinho, com a série especial: “Atividades do Sesc promovem melhor qualidade de vida dos idosos”, da Rádio BandNews FM, de Curitiba (Matéria 1 e Matéria 2)

2º lugar: Edson Honaiser e Fabiano Marangon, com o trabalho “Senac mostra como preparar jovens para o primeiro emprego”, da Rádio Celinauta, de Pato Branco

3º lugar: Claudia Alves de Lima, com o trabalho “Banco de Alimentos do Mesa Brasil beneficia 12 mil pessoas com doações”, da Rádio CBN Londrina

Jornalismo Impresso e Webjornalismo:

1º lugar: Janaí Meotti Vieira, com o trabalho “A arte da costura: como colocar nos moldes a cidadania e a qualidade de vida”, do Jornal do Oeste, de Toledo

3º lugar: Rejane Martins Pires, com o trabalho “Pollyanna Aprendiz: programa gratuito proporciona crescimento e transformação de vidas”, do Jornal do Oeste, de Toledo

Grande Prêmio Cândido Lopes

As fotos da premiação estão disponíveis AQUI.

09/12/2019 às 16:49