Fecomércio PR celebra e incentiva o empreendedorismo feminino

Desde 2006 as empresas comandadas por mulheres recebem atenção especial do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG)

08/03/2024

As mulheres possuem papel de destaque no setor produtivo, impulsionando a inovação, a liderança e o crescimento econômico. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR tem o orgulho de apoiar e incentivar mulheres empreendedoras há várias gerações, reconhecendo seu valor e contribuição vital para o tecido empresarial do estado.

De acordo com dados da Junta Comercial do Paraná, quase metade das empresas abertas no estado são conduzidas por mulheres. Desde 2020, os negócios constituídos por empreendedoras passam dos 42%. Esses números refletem não apenas a ascensão do empreendedorismo feminino, mas também a sua capacidade de transformar e impulsionar a economia do Paraná.

A Fecomércio PR desempenha papel fundamental na promoção e no apoio ao empreendedorismo feminino por meio de sua Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), criada em 2006 e presente em 22 cidades paranaenses.

“Fundar a Câmara da Mulher foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio PR. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema. Naquela época 38% das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias. Hoje realizam um trabalho extraordinário no estado, desde a participação nas campanhas solidárias do Sesc, até a qualificação das equipes de trabalho e geração de emprego por meio dos cursos do Senac”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

Com mais de cinco mil filiadas em todo o estado, a CMEG atua como um fórum de discussão e apoio para mulheres atuantes no comércio de bens, serviços e turismo, oferecendo oportunidades de networking, capacitação e desenvolvimento profissional. Elas contam ainda com o apoio técnico e administrativo da Fecomércio, Sindicatos Empresariais, Sesc e Senac.

A missão da Câmara da Mulher vai além de simplesmente promover o empreendedorismo feminino: ela busca fortalecer o espírito associativista e capacitar as mulheres empresárias e seus colaboradores. Através de uma variedade de cursos, palestras e encontros, as filiadas têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais, adquirindo conhecimento e ferramentas essenciais para o sucesso nos negócios. Em 2023 mais de 4,5 mil empresárias foram capacitadas nos cursos ofertados pelo Senac, exclusivamente para as filiadas das Câmaras.

“Na CMEG não trabalhamos sozinhas, somos uma grande equipe e contamos com o apoio da Fecomércio, do Sesc e Senac para fazermos ainda mais pelo empreendedorismo feminino. No último ano, devido ao grande número de ações que as câmaras realizaram em suas cidades vimos o número de filiados quase que dobrar”, destaca a coordenadora estadual da CMEG PR, Cláudia Regina Colpi.

Em um mundo empresarial em constante evolução, é fundamental reconhecer e celebrar o papel fundamental das mulheres empresárias e líderes nos negócios do Paraná. A Fecomércio PR reitera seu compromisso em continuar apoiando e promovendo o empreendedorismo feminino, capacitando e inspirando as mulheres a alcançarem novos patamares de sucesso e excelência no mundo dos negócios.

Publicado por Karla Santin

08/03/2024 às 11:32