Encontro de Valor Abad 2020 é marcado por posse da nova diretoria, palestra de secretário Carlos da Costa e premiação dos maiores atacadistas do país

24/11/2020

O primeiro evento presencial da Associação Brasileira de Produtos Industrializados (Abad) de 2020 foi realizado ontem (23), na sede da Fecomércio SP. O Encontro de Valor reuniu um número de participantes reduzido, além de ter sido transmitido ao vivo pelo canal da Abad no Youtube. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR), Paulo Hermínio Pennacchi, e os diretores do sindicato, Hamilton Rodrigues e Luis Antonio Dias, além do executivo, Marcelo Bellin Costa, participaram do evento.

Um dos destaques foi o painel político comandado pelo secretário da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec-ME), Carlos Alexandre Da Costa. Ele recebeu homenagem do presidente da entidade, Emerson Destro, em reconhecimento por sua atuação em prol da melhoria do ambiente de negócios no país.

Carlos da Costa destacou que o trabalho da Sepec foi orientado, desde o início, pelo diálogo e pela transparência, privilegiando a participação dos setores produtivos, que é quem realmente conhece as dificuldades e as necessidades de cada atividade econômica.

Ele falou também das medidas tomadas logo no início da pandemia. Em contato com mais de 600 entidades, entre elas a Abad, a equipe formada por esse braço do Ministério da Economia não apenas monitorou o desempenho desses setores, como mapeou suas necessidades. Foram cerca de três mil contribuições, sendo 1/3 delas só do setor de comércio e serviços.

Segundo ele, acionando várias áreas do governo federal e o Congresso Nacional, a Sepec conseguiu, em um prazo recorde de seis meses, implementar de forma parcial ou integral mais de 1.400 solicitações do setor produtivo, o que foi fundamental para que as empresas sobrevivessem à pandemia como medidas de crédito emergencial, prorrogação e parcelamento de dívidas tributárias, flexibilização das regras trabalhistas, medidas regulatórias, medidas para evitar fechamento de pontos de vendas.

Nova Diretoria Outro ponto alto do evento foi a posse da nova Diretoria da Abad para o biênio 2021-2022. O empresário, Leonardo Miguel Severini, diretor do Grupo Vila Nova, foi conduzido ao cargo de presidente da entidade. “Quero defender as boas causas do nosso setor e do associativismo, pensando sempre no coletivo da categoria”, enfatizou. Também foi empossada a nova Diretoria do Grupo Abad Jovens e Sucessores. O diretor do Sinca PR e coordenador do Sinca Jovem, Hamilton Rodrigues, da Galiza Distribuidora, faz parte do Conselho da Gajs.

Maior atacadista
O empresário paranaense João Destro, da Destromacroatacado, foi premiado com o troféu de empresa paranaense em faturamento, de acordo com os dados informados ao Ranking Abad/Nielsen 2020 – ano base 2019. A empresa também lidera a lista da Região Sul, na Categoria Atacadista Mercearil.

Publicado por Isabela Mattiolli

24/11/2020 às 14:18