Embaixador da Ucrânia foi recebido na Fecomércio em sua primeira visita ao Paraná

20/03/2024

Adriano Greco da Fonseca; Rodrigo Schmidt; Ricardo Dellamea; o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul da República Tcheca no Paraná, Rui Lemes; o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk; Svitlana Melnyk; o cônsul Mariano Czaikowski; e Vitório Sorotiuk

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul da República Tcheca no Paraná, Rui Lemes, recepcionou, nesta terça-feira (19/03), o novo embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, em sua primeira visita ao estado. O embaixador assumiu o cargo em junho do ano passado. Também participaram do encontro o Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; a embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Svitlana Melnyk; o presidente da Representação Central Ucraino-Brasileira, Vitório Sorotiuk; o assessor de diretoria do Sebrae/PR, Ricardo Dellamea; o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, e o secretário especial voluntário da presidência da Sociedade do Corpo Consular do Paraná (SCCPR), Adriano Greco da Fonseca.

A Ucrânia tem fortes laços com o Paraná. O estado abriga o maior grupo de descendentes de ucranianos da América Latina, cerca de 500 mil pessoas. Após uma apresentação sobre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e sobre o trabalho da divisão de Relações Internacionais, Lemes relembrou ações anteriores com a Ucrânia, tais como uma rodada de negócios, realizada em 2018, e o buffet temático ucraniano no Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro, em 2022. “Nosso Sistema representa mais de 500 mil empresas do comércio de bens serviços e turismo no Paraná. Temos também os serviços do Sesc e do Senac que se somam às ações da Fecomércio, que estão à disposição da comunidade ucraniana de nosso estado”, enfatizou Lemes.

Bastante interessado na balança comercial do Mercosul e na capacidade de exportação do Paraná, o embaixador da Ucrânia ressaltou a relevância de parcerias com o Brasil e nosso estado para a reconstrução da Ucrânia, em guerra com a Rússia desde 2022. “Eu gosto muito desse país e desse estado, tão favorável para os negócios, e um dos mais importantes da economia brasileira. Nossa economia continua sofrendo, mas a Ucrânia continua sendo um grande país. Precisamos de parceiros comerciais para auxiliar no processo de reconstrução e acredito muito que nosso país e o Mercosul podem estabelecer um comércio comum”, reiterou Melnyk.

20/03/2024 às 13:50