Crescimento significativo e consistente

O terceiro trimestre deste ano trouxe boas notícias em relação à economia do país, com o afastamento do cenário sombrio apregoado pelos pessimistas, e uma sucessão de excelentes novidades no cenário paranaense. Nosso crescimento econômico foi significativo e consistente, com o PIB atingindo uma elevação de 9,16% no 1º trimestre, dados revelados no fim de […]

03/07/2023

Nosso crescimento econômico foi significativo e consistente, com o PIB atingindo uma elevação de 9,16% no 1º trimestre, dados revelados no fim de junho.

A expansão foi puxada pela agropecuária, com 38,32%, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Mais ainda, o Paraná foi responsável por 7,6% do PIB nacional no período de janeiro a março
de 2023, acima da participação de 7,1% registrada no mesmo período do ano passado.

Disso resultou a criação de 54 mil empregos com carteira assinada no primeiro quadrimestre, sendo importante ressaltar: os dados se referem à diferença entre admissões e contratações.

O desempenho dos últimos 12 meses foi o melhor da Região Sul, equivalente à soma dos empregos gerados nos sete estados da Região Norte no mesmo período.

A intensa atividade econômica no estado refletiu no comércio e foi acompanhada pelo extenso calendário de atividades do trinômio Fecomércio Sesc Senac PR, nossas três casas voltadas ao aprimoramento, educação e ação social da população, mantidas pelas mais de 500 empresas de cunho comercial paranaenses.

Foram os empresários do comércio os responsáveis pela vitoriosa mobilização que levou ao veto dos artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 9/2023, que desviavam 5% da arrecadação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

Com o sentimento do dever cumprido, vamos às ações realizadas pelo nosso Sistema. O Dia do Desafio foi um ótimo exemplo da união em torno da saúde, movimentando todos os municípios paranaenses pela primeira vez – por isso mesmo, merece o privilégio de ser capa desta edição.

A destacar também o encontro de gestores do Sesc e do Senac, realizado no Hotel Sesc Caiobá, com cinco dias de uma programação elucidativa e motivadora.

Mas temos muito mais a mostrar nas páginas da nossa revista. Se o comércio está sempre de portas abertas, conosco não pode ser diferente. Pode conferir!

Darci Piana

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR