Confiança do empresário sobre pelo sexto mês consecutivo

Empresas de maior porte apresentam melhores indicadores

23/12/2020

Pelo sexto mês consecutivo o Índice de Confiança do Empresário Paranaense (ICEC) apresenta crescimento, com percentual 55% maior que o mês de junho, o mais crítico da pandemia. Com 109,0 pontos, esse é o terceiro mês consecutivo em que o indicador fica acima de 100 pontos e, portanto, é considerado satisfatório. A análise é feita mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Neste mês, os índices do Brasil (108,5) e Paraná se diferenciaram por 0,5 pontos, com alta de 0,9% no Estado na comparação com novembro. Todos os indicadores do ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio estão favoráveis (acima de 100 pontos), exceto o ICAEC – Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio, que registra 76,4 pontos. As empresas de menor porte (menos de 50 empregados) são as que enfrentam maior dificuldade no momento, com 75,6 pontos. Já nas empresas maiores esse mesmo indicador atinge 125,4 pontos.

Ao longo dos últimos meses, os empreendedores do Estado sempre se mantiveram esperançosos em dias melhores, tanto que o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) só ficou pessimista em junho, quando caiu para 96,8 pontos. De lá para cá, este subindicador vem se mantendo praticamente estável, atingindo 148,3 pontos neste mês.

Com 102,2 pontos, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio Paranaense (IIEC) subiu 0,8% sobre o mês passado. Esse índice superou o nacional, que sofreu queda de 0,2%, somando 95,3 pontos.

Publicado por Carolina Gomes

23/12/2020 às 13:03