Bonecos japoneses são tema de exposição no Sesc Paço da Liberdade

Na noite desta quarta-feira (4), no Sesc Paço da Liberdade, no centro da capital paranaense,ocorreu a abertura da exposição itinerante “Ningyô: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses”, promovida pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba e pela Fundação Japão.  Em uma tradução literal, a palavra ningyô significa a forma humana e os visitantes serão apresentados […]

06/01/2023

Em uma tradução literal, a palavra ningyô significa a forma humana e os visitantes serão apresentados a 67 modelos de bonecos típicos, selecionadas em quatro seções: como forma de oração pelo crescimento das crianças, com obra de arte, como arte folclórica e, por fim, a disseminação da cultura.

Os bonecos foram considerados símbolos de grandes conquistas das artes modernas, e marcam a cultura oriental desde meados do século XVII. Os visitantes da exposição terão a dimensão da variedade de bonecos, o impacto desta produção artística na vida cotidiana da população japonesa e serão apresentados às culturas por trás dessa antiga tradição.

Para o diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, o Sesc Paço da Liberdade é local de disseminação de conhecimento e recebe esta exposição para celebrar a cultura japonesa que há mais de 110 anos está presente no Paraná.

Diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos

De acordo com o superintendente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Paulo César Nauiack o turismo cultural tem sido um importante elemento responsável pelo desenvolvimento de comunidades e regiões, além de promover o envolvimento com a história, atrativos culturais e memória social.

Anfitrião do evento, o cônsul geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada ressaltou a importância da exposição em cultivar os laços fraternos entre Japão e o mundo e promover o intercâmbio cultural. “Espero que através desta exposição os visitantes possam conhecer um pouco mais sobre as bonecas japonesas e suas nuances e com isso se aprofundar mais na cultura japonesa”, destacou.

A exposição estará disponível para visitação até o dia 12 de fevereiro, das 10h às 20h30.

Texto: Silvia Lima

06/01/2023 às 09:17