Autoridades paranaenses e paraguaias participam de encontro bilateral

Nesta quarta-feira (2), o Sebrae/PR sediou o encontro bilateral entre Paraguai e o Paraná, organizado pela Câmara de Comércio Brasil e Paraguai, e que contou com apoio da Fecomércio PR e demais entidades. Durante o evento, ocorreu o lançamento da 14ª edição da Expo Paraguai e Brasil, que será realizada no Paraguai, nos dias 21 […]

03/08/2023

O ministro designado para o Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Jiménez Garcia de Zuñiga Gimenez, durante abertura do encontro bilateral Paraguai-Paraná

Nesta quarta-feira (2), o Sebrae/PR sediou o encontro bilateral entre Paraguai e o Paraná, organizado pela Câmara de Comércio Brasil e Paraguai, e que contou com apoio da Fecomércio PR e demais entidades. Durante o evento, ocorreu o lançamento da 14ª edição da Expo Paraguai e Brasil, que será realizada no Paraguai, nos dias 21 e 22 de setembro.

Antes da abertura do encontro bilateral, autoridades brasileiras e paraguaias e representantes do Governo do Paraná participaram de uma reunião. No encontro, que contou com integrantes do G7, grupo que reúne os principais representantes dos setores produtivos do Estado, ambos ressaltaram a importância e os benefícios de se aprimorar as relações internacionais entre o Paraguai e o Paraná e discutiram temas ligados à infraestrutura e à economia.

O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, e o futuro ministro paraguaio da Indústria e Comércio, Javier Giménez Garcia de Zuñiga, participaram de uma reunião antes da abertura do encontro bilateral entre Paraguai e o Paraná, organizado pela Câmara de Comércio Brasil e Paraguai, no Sebrae/PR

O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, destacou o trabalho do G7, grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo paranaense, e a integração com o Governo estadual. Também salientou as oportunidades de integração entre o Paraná e o Paraguai. “Temos muito o que fazer em comum com o Paraguai e vamos buscar formas de desenvolver a região de fronteira compartilhada, que é muito grande, buscando desenvolver a industrialização e cooperativismo, para trazer mais valor agregado à nossa produção agrícola. Somos o estado brasileiro que mais faz negócios com o Paraguai e temos que trabalhar em conjunto”, destacou.

Piana deu boas-vindas ao futuro ministro paraguaio da Indústria e Comércio, Javier Giménez Garcia de Zuñiga, e desejou sucesso em sua função. Zuñiga integrará o governo do presidente eleito do Paraguai, Santigo Peña, cuja cerimônia de posse está marcada para o dia 15 de agosto. Segundo ele, o objetivo da visita é impulsionar a agenda de integração entre os dois países, especialmente com o Estado do Paraná.

“Estou aqui para trazer uma mensagem do presidente da República: O Paraguai está com visão de ampliar a integração com o Paraná, esse é o desejo do novo governo, pois integração gera oportunidades, desenvolvimento, empregos e geração de riqueza. É isso que vai tirar nosso país da situação delicada que está. Hoje, quase 50% da população economicamente ativa do Paraguai atua na informalidade, em regime precário”, destacou o ministro, explicando que emprego é um dos pilares do plano de governo do novo presidente paraguaio.

Ele também reforçou a importância da 14ª Expo Paraguai e Brasil. Para Javier, a feira será uma oportunidade para os empresários brasileiros conhecerem o clima de negócios que o Paraguai oferece e diluir o mito da concorrência entre os países.

Autoridades paraguaias e paranaenses durante a conversa que antecedeu o encontro bilateral

Também participaram do encontro em Curitiba o cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, embaixador Celso Santiago Riquelme; a embaixadora, María Amarilla; o presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Antonio Carlos dos Santos; o diretor da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Julio Dantas; a gerente-geral da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Carolina Vergara; o adido comercial da Rediex em São Paulo, Sebastián Bogado; o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; o superintendente da Ocepar, Nelson Costa; o assessor da diretoria do Sebrae/PR, Ricardo Dellaméa; o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes, e o presidente do Instituto de Relações Internacionais do Panará (Irip), Adriano Fonseca.

Texto: Karla Santin

Publicado por Karla Santin