Atacado distribuidor paranaense fatura 11,48 bilhões e cresce 17% em 2022

O estudo do Ranking Abad/NielsenIQ 2023 – ano base 2022, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) em parceria com a consultoria NielsenIQ, divulgou, além dos dados nacionais, os números por estado, bem como a relação das dez maiores empresas do setor por estado e região.

11/05/2023

O maior destaque do Paraná é o Destro MacroAtacado, que segue na liderança do Ranking, com faturamento de quase R$ 2,3 bilhões. A empresa também integra a lista das Top 10 da Região Sul, em faturamento, na quarta colocação. Além disso, figura na quinta posição entre os dez maiores do país na modalidade Atacado Generalista com Entrega.

A Guibon Foods, com faturamento de R$ 1,6 bilhão, é a segunda maior empresa do Paraná e nona no ranking nacional do modelo Distribuidor. Já o Gazin Atacado, que faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado, é o terceiro maior do estado e o oitavo entre os dez maiores na modalidade Atacado com entrega.

O Grupo Triunfante, com faturamento de R$ 829,5 milhões, também integra a lista das dez maiores da região Sul, na sétima colocação.

De acordo com a pesquisa, o setor na região Sul responde por faturamento de R$ 33,68 bilhões dos R$ 231,36 bilhões apurados pelos respondentes do Ranking (ou 14,55% desse total), com crescimento de 19,66% em relação a 2021, acima da média nacional de 18,1%. Desse total, o estado do Paraná contribui com R$ 11,48 bilhões, um crescimento de 17% sobre 2021.

São da região Sul 113 das 650 empresas respondentes da pesquisa, uma participação percentual de 17,38%. Dessas empresas, 48 são do Paraná, estado que contribuiu com o maior número de respondentes para o Ranking na região, seguido de Santa Catarina, com 42 participantes.

TOP 10 EMPRESAS POR FATURAMENTO – REGIÃO SUL

Posição Nome Fantasia UF Ano 2022 (em R$)
1 DELLY’S FOOD SERVICE SC 4.864.338.367
2 GAM DISTRIBUIDORA SC 2.730.311.732
3 GRUPO PEGORARO – DEYCON SC 2.430.020.556
4 DESTRO MACROATACADO PR 2.292.948.212
5 SEGALAS SC 1.873.000.000
6 ONIZ DISTRIBUIDORA RS 921.040.479
7 GRUPO TRIUNFANTE PR 829.526.436
8 MUFFATÃO – ADAC SC 739.584.173
9 UNIDASUL RS 709.151.509
10 GRUPO HIPERMAIS SC 629.486.501

TOP 10 EMPRESAS POR FATURAMENTO – PARANÁ

Posição Nome Fantasia UF Ano 2022 (em R$)
1 DESTRO MACROATACADO PR 2.292.948.212
2 GUIBON FOODS* PR 1.636.066.984
3 GAZIN ATACADO** PR 1.611.719.338
4 GRUPO TRIUNFANTE PR 829.526.436
5 GRUPO CANTU ALIMENTOS PR 487.249.407
6 COPINI GROUP PR 397.977.810
7 CBN DISTRIBUIDORA PR 364.744.500
8 ARILU DISTRIBUIDORA PR 335.443.186
9 STAMPA PR 308.064.347
10 GRUPO VELLORE PR 264.000.000

* A empresa Guibon Foods não aparece na classificação da região Sul, pois seu faturamento predominante é da Região Sudeste, conforme informado à pesquisa.

** A empresa Gazin Atacado não aparece na classificação da região Sul, pois seu faturamento predominante é da Região Sudeste, conforme informado à pesquisa.

O Ranking
O Ranking Abad/Nielsen, publicado desde 1994, analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto. De acordo com o Ranking deste ano, o setor atacadista e distribuidor apresentou crescimento de 18,1% em 2022, em termos nominais, com faturamento de R$ 364,3 bilhões, a preço de varejo, o que garantiu ao setor a participação de 52% no mercado mercearil nacional, avaliado pela Nielsen em R$ 701,1 bilhões no ano passado. Em termos reais (número deflacionado pelo INPC), o crescimento foi de 12,22%.

A Abad representa nacionalmente um setor que atende diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios brasileiros, sendo responsável por dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional e gerando mais de 460 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.

Filiado à Abad e à Fecomércio PR, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR) foi fundado em 1956 e soma mais de seis décadas dedicadas ao associativismo e ao desenvolvimento do setor atacadista distribuidor paranaense. Atualmente representa mais 5.436 empresas, de 57 categorias, abastecendo pontos
de venda nos 399 municípios do Paraná.

Para o presidente do Sinca PR, Luis Antônio Dias, os números divulgados pelo estudo demonstram a força do setor atacadistas distribuidor paranaense, evidenciando a sua importância para o abastecimento do estado e seu desenvolvimento social e econômico. “Crescemos no faturamento, no número de respondentes, na representatividade perante o cenário nacional em relação ao ano anterior. Este resultado só é possível graças à participação do empresário no ranking. Quanto mais empresas envolvidas, mais robusto e consistente se torna esse estudo”, pontuou.

Publicado por Isabela Mattiolli

11/05/2023 às 13:36