NOTÍCIAS

Alunos de turma gratuita de Auxiliar de Cozinha do Senac mostram preparos diferenciados da tilápia

O Paraná é líder nacional na produção de tilápia, peixe versátil, quase sem espinhos e de rápido preparo

18/03/2024

Paupiette de tilápia com manteiga de alcaparras

Bolinho de batata salsa com tilápia, aioli e molho lambão

Turma de Auxiliar de Cozinha PSG apresenta formas diferenciadas de preparar a tilápia

O Paraná é líder nacional na produção de tilápia, peixe versátil, quase sem espinhos e de rápido preparo. Os formandos do curso gratuito de Auxiliar de Cozinha do Senac Curitiba Centro apresentaram, em seu Projeto Integrador (PI), variadas formas de preparar esse ingrediente, que vão muito além do grelhado ou da fritura.  

Orientados pelo instrutor Eunedes Bordim Sandim, os alunos pesquisaram diferentes formas de cocção e utilizaram o peixe em pratos da cozinha brasileira e internacional.  

“O tema proposto neste Projeto Integrador foi o uso da tilápia, por conta da variedade de técnicas que podem ser empregadas e porque estamos na época da Quaresma”, explica o instrutor.  

Os alunos da turma, ofertada pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), apresentaram sete pratos, cada um com método de cocção. Para começar, a entrada foi um bolinho de batata salsa com tilápia, aioli e molho lambão (variação do vinagrete típico da culinária nordestina) e um ceviche, prato de origem peruana em que o peixe cru é marinado em suco de limão. A sequência de degustação incluiu papillote de tilápia, tilápia na crosta de castanhas com mousseline de batata, paupiette de tilápia com manteiga de alcaparras, moqueca de tilápia com farofa de dendê e coulibiac (prato de origem russa originalmente feito com salmão, arroz, ovos e legumes envoltos em massa folhada) de tilápia com geleia de pimenta.  

Além de deliciosos, os pratos demonstraram muitas das técnicas que os alunos aprenderam durante o curso e os estimularam a pesquisar receitas de outras nacionalidades e culturas que utilizam pescados, unindo teoria e prática.  

Um projeto integrador é uma atividade que envolve a integração de diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento em torno de um tema central. Os alunos são desafiados a investigar, explorar e resolver problemas do mundo real, utilizando os conhecimentos adquiridos em várias disciplinas. O Senac PR, com o intuito de proporcionar um ensino completo para seus alunos, desde a Aprendizagem até o Ensino Superior, utiliza o Projeto Integrador como forma de fixar o aprendizado do conteúdo de forma ampla. 

Publicado por Estagiários Jornalismo

18/03/2024 às 13:58

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.