Atuação - Desenvolvimento Empresarial

Revitalização de Espaços Comerciais – Maringá

MARINGÁ

Revitalização da Santos Dumont fortalece comércio de Maringá

A revitalização da Rua Santos Dumont em Maringá beneficiou não só os lojistas das avenidas São Paulo e Getúlio Vargas, mas todos os moradores da cidade.  Além dos empresários, participaram da iniciativa o Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região), entre outras entidades envolvidas no projeto – Sivamar, Simatec, Sincofarma, Acim, Codem e Micromar. O projeto, iniciado ainda em 2012, foi capitaneado pelo Sebrae em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e com a Prefeitura de Maringá.

A revitalização da Rua Santos Dumont contou com uma série de mudanças, transformando a via num ponto de referência do comércio da cidade. Foram contempladas no projeto tanto a parte estrutural – como fachadas e vias públicas – quanto a gestão empresarial para o aperfeiçoamento da visão de negócio nas lojas.

Ações estratégicas

Diversas ações em torno do projeto foram viabilizadas. Em novembro de 2011 a primeira turma da governança do projeto concluiu o treinamento “Liderar”, com participação de 18 pessoas. Na sequência, uma segunda turma iniciou o treinamento, estendido por 40 dias.

Após este prazo foi elaborado o Planejamento Estratégico, uma das etapas mais importantes de todo o processo. O projeto arquitetônico e urbanístico ficou a cargo de técnicos da Prefeitura de Maringá e da Unicesumar. O laudo técnico apresentado considerou além das expectativas dos lojistas. Os aspectos relacionados à urbanização também foram pensados, apontando a substituição de 15 árvores que apresentavam problemas durante o trecho.

A aceitação da revitalização entre os lojistas foi muito boa. Dos 115 empresários locais, 70 assinaram o termo de adesão.