Atuação - Desenvolvimento Empresarial

Revitalização de Espaços Comerciais – Cascavel

CASCAVEL

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, durante o lançamento do programa de revitalização em Cascavel, em 21 de julho de 2017

Projeto de Revitalização do Comércio da  Região Central de Cascavel

O Sistema Fecomércio participou ativamente do Projeto de Revitalização da Região Central de Cascavel, em parceria com o Sebrae e a iniciativa público-privada. A região central da cidade passou por reestruturação no período de 2017 a 2019. A proposta foi atender 250 empresas no entorno da Avenida Brasil, no quadrante entre as ruas Paraná e Rio Grande do Sul, Sete de Setembro e Barão do Cerro Azul/Antônio Alves Massaneiro.

A iniciativa em Cascavel favoreceu a implantação de novas práticas comerciais para atrair consumidores e tornar o local um espaço de compra e lazer para os moradores e visitantes de Cascavel.

A Prefeitura de Cascavel, como parceira do programa, deu exemplo a novas outras cidades, motivadas a seguir os mesmos moldes de revitalização.  Com entidades engajadas, é preciso o envolvimento também dos empresários regionais. Pois funciona como um somatório de forças. A grande missão, no entanto, é motivá-los à capacitação oferecendo ferramentas para melhorar a gestão e o resultado das empresas, como as capacitações do Sebrae e os cursos profissionalizantes do Senac, em suas diversas áreas de atuação.

Parcerias institucionais

A governança local também contou com a participação das associações comerciais, sindicatos patronais do comércio, câmaras setoriais, lideranças empresariais, instituições financeiras, universidades e centros de pesquisa.

Os lojistas que aderiram ao projeto receberam o diagnóstico do seu empreendimento, indicando crescimento, evolução e desenvolvimento, com base em parâmetros da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).