Sistema Fecomércio Sesc Senac PR tem sustentabilidade como prioridade

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR reafirma seu compromisso em  pensar suas atividades, projetos e unidades de modo a causar o menor impacto ambiental possível. Na última década, os projetos arquitetônicos desenvolvidos internamente contemplam soluções que visam maior sustentabilidade dos edifícios, racionalização […]

05/06/2017

Na última década, os projetos arquitetônicos desenvolvidos internamente contemplam soluções que visam maior sustentabilidade dos edifícios, racionalização dos recursos, como água e energia elétrica, e a melhoria da qualidade dos ambientes para os usuários.

Por exemplo, as unidades do Sesc e do Senac inauguradas em novembro do ano passado, em área nobre do município de São José dos Pinhais, implantadas  junto a um bosque de 23 mil metros quadrados de extensão, repleto de Araucárias. Além da preservação ambiental das espécies nativas existentes no local, as unidades contam com a maior planta fotovoltaica do estado, possuindo um total de 390 placas, responsável por gerar, em média, 40 % da energia consumida.

Os novos projetos são equipados com sistema de reaproveitamento de água da chuva, captada nas coberturas dos prédios e direcionada para cisternas, sendo utilizada para a rega do jardim, lavagem das calçadas e pisos externos. A iluminação dos prédios conta com lâmpadas de LED, medida que complementa a economia de energia elétrica.

Outra preocupação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é com os resíduos gerados nas competições esportivas promovidas pelo Sesc PR. No Sesc Triathlon, prova realizada no litoral do estado, todo o resíduo gerado no evento é direcionado para uma central, que realiza o processo de segregação e direcionamento do resíduo conforme a categoria.  Exemplo semelhante é a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR que não imprime regulamentos e informações aos atletas, material que está disponível eletronicamente. Carros-madrinha elétricos guiam os pelotões de elite fornecidos pela Itaipu Binacional e todo o lixo produzido durante a maratona é recolhido e feito o destino correto a uma associação de reciclagem. Em 2017, na décima edição da prova, todos os gases do efeito estufa gerados na preparação, no evento e no pós-prova, 15,12 toneladas de CO2, serão neutralizados. Como compensação, serão plantadas 100 mudas nativas.

A Fecomércio PR participa, junto às demais Federações do Comércio, do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Meio Ambiente da CNC, com o intuito de debater propostas e soluções para amenizar o problema dos resíduos sólidos urbanos. Destes encontros resultaram documentos orientadores sobre os descartes de lâmpadas, de embalagens em geral e dos aspectos relacionados às sacolas plásticas.

Internamente, foi lançado em 2014, o Programa Ecos de Sustentabilidade, desenvolvido de maneira experimental no prédio da Administração Regional do Sesc PR. O trabalho é multissetorial, e entre as ações estão coleta seletiva de resíduos, parcerias com associações para destinação correta de papéis e óleo de cozinha; oficinas e treinamentos, otimização da utilização dos recursos naturais e engajamento dos colaboradores. A partir do segundo semestre deste ano, a Fecomércio PR também integrará o programa no Paraná.

05/06/2017 às 14:40