Sindifarma, 80 anos de história

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma PR) comemorou 80 anos de fundação na última sexta-feira (30/09), em cerimônia que reuniu a diretoria do Sindicato, associados, amigos, representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e presidentes de sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. […]

04/10/2016

Carol_mesa

O presidente do Sindifarma PR, Edenir Zandoná Júnior, durante cerimônia. Da esquerda para a direita, o secretário da Saúde de Curitiba, César Monte Serrat Titton, no ato representando o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), Pedro Zidoi Sdoia, e o representante da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Costa Santana

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma PR) comemorou 80 anos de fundação na última sexta-feira (30/09), em cerimônia que reuniu a diretoria do Sindicato, associados, amigos, representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e presidentes de sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. O evento foi realizado no auditório do Senac PR e seguido de jantar no Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro.

Fundado em 25 de setembro de 1936, o Sindifarma é o segundo sindicato mais antigo do Paraná e do Brasil, tendo sido um dos sindicatos participantes da fundação da Fecomércio PR. Com atuação em mais de 273 municípios do Estado, oferece assessoria jurídica em âmbito coletivo e individual, representação em negociações coletivas, acompanhamento de projetos de leis, entre outros serviços de representação de empresas do setor (farmácias, drogarias e farmácias de manipulação).

Há 16 anos no cargo, o presidente da entidade, Edenir Zandoná Júnior, comemorou a data. “Hoje é um dia muito especial, muito importante para o segmento farmacêutico do Paraná. Somos um sindicato forte, que tem como princípio defender a manutenção das farmácias do Estado.” De acordo com ele, os dirigentes de farmácias são verdadeiros guerreiros. “Temos que vender barato, pagar impostos extremamente elevados e rezar para não ser assaltados. Sofremos fiscalização de inúmeros órgãos e mesmo assim estamos de pé. O que nos fortalece é trabalhar em um segmento gratificante, saber que pessoas estão sendo beneficiadas com o nosso trabalho”, exprimiu. Entre as importantes ações articuladas pelo sindicato, Zandoná Júnior mencionou a redução de 18 para 12% no ICMS sobre medicamentos no Estado do Paraná. “Resultado de persistência, com o apoio da Fecomércio”, pontuou.

Durante a cerimônia, foram homenageadas entidades, personalidades e empresários que contribuíram e apoiaram o sindicato ao longo de sua história. Entre eles, o presidente e o presidente-executivo da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), Pedro Zidoi Sdoia e Renato Romolo Tamarozzi.

Um dos homenageados da noite, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, parabenizou o Sindicato, sua diretoria, e fez uma reflexão sobre os possíveis acontecimentos em 80 anos de existência. “Coisas boas, dificuldades, entraves que acontecem na vida de uma pessoa, da mesma forma acontecem na trajetória de um sindicato. Com certeza o Sindifarma passou por muitas dificuldades, mas eles foram persistentes. E a persistência é que faz os resultados. Por isso, eu quero não apenas reverenciar ao nosso presidente atual, mas a todos os gestores que passaram por esses 80 anos e que foram excepcionais gestores defendendo os interesses do sistema farmacêutico”, pronunciou.

04/10/2016 às 18:53