Senac inscreve empresas que desejam aderir ao programa Jovem Aprendiz a distância

Modalidade a distância amplia possibilidades para quem está distante dos grandes centros

25/02/2015

O Senac PR iniciará turmas de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos e Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas na modalidade a distância. As aulas iniciam no dia 24 de março. As empresas do comércio de bens, serviços e turismo podem registrar interesse na unidade mais próxima ou pelo site http://www.pr.senac.br/empresas/aprendiz.asp?eaddn=2. O cadastro está aberto para empresas de todo o país.

Desde 2013, o Senac realiza o programa Jovem Aprendiz EAD, para atender jovens e empresas de localidades onde a instituição não possui unidades fixas.

Da mesma forma que a modalidade presencial, o programa é destinado a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Os cursos têm duração de 1.000 horas, sendo 400h de teoria e 600h de prática, e levam cerca de um ano para serem concluídos. O programa é gratuito, tanto para os alunos, quanto para as empresas contribuintes do Senac.

As aulas teóricas são ministradas pelo Senac através do ambiente virtual de aprendizagem, em computador disponibilizado pela empresa contratante do aprendiz. Os jovens recebem auxílio de um tutor, que está disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos nas atividades pedagógicas. A prática profissional é realizada na empresa, presencialmente.

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

A Lei de Aprendizagem (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idades entre 14 e 24 anos.

Para cumprir às exigências da lei, as empresas devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

A aprendizagem a distância é uma prática regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 2008, com a Portaria nº 1.003/08. Em 2 de julho de 2013, o MTE publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.005/2013 que acrescenta critérios para a validação de cursos de aprendizagem a distância. O Senac foi pioneiro na abertura de cursos de aprendizagem EAD, a partir de 2013, sob a coordenação do Senac Paraná, que oferta turmas no país inteiro.

Através do programa, as empresas ganham apoio para cumprir com sua cota de aprendizes determinada pela legislação e ainda contribuir com a formação profissional de jovens e identificação de futuros talentos.

Texto: Karla Santin

Contato: karla@pr.senac.br | (41) 3304-2072