NOTÍCIAS

Piana homenageado em Ponta Grossa

Evento comemorou os 25 anos de criação da Academia de Letras dos Campos Gerais

21/03/2024

Em sessão solene e coroada com um jantar, marcada pela emoção na sede social do Clube Ponta Lagoa, a Academia de Letras dos Campos Gerais festejou ontem (20) seus primeiros 25 anos de vida. 

A presidente da ALCG, Neuza Helena Postiglione Manzani, conduziu a cerimônia, que teve como ponto alto a outorga do título de Membro Benemérito da Academia ao Vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Darci Piana, e a posse como Membro Honorário da professora Maria do Rosário Knechtel, da UFPR e componente da Academia Feminina de Letras do Paraná, ambos acomodados em local de destaque. 

No evento foi apresentado o Hino da Academia, executado pela Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, e lançado o livro Memorial do Bicentenário de Ponta Grossa e Jaguariaíva, produzido pelo Sesc Paraná, sob orientação de Darci Piana. “Quando elas me mostraram o projeto do livro, imediatamente assumi o compromisso de publicar a obra, porque é preciso que se cuide da nossa História. Por exemplo, em Palmas, onde vivi ao chegar no Paraná, nunca ouvi falar do Contestado. Fui aprender a história daquela guerra mais tarde, em Curitiba. Assim também com Manoel Ribas, que eu não sabia ter nascido nas cercanias de Ponta Grossa. Por isso, é preciso recuperar, documentar e contar a História do Paraná em livros como este, que será distribuído para todas as principais bibliotecas do Paraná, e enviado a todos os estados do Brasil e até a países do Mercosul”, disse Piana em seu discurso. 

A solenidade contou também com pronunciamentos da homenageada Maria do Rosário, dos acadêmicos Luisa dos Santos Fontes e Sérgio Monteiro Zan, e da presidente Neuza Manzani, encerrando a sessão solene e ressaltando a pujança da Academia de Letras dos Campos Gerais. 

A mesa de autoridades, além da presidente, contou com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, a diretora do fórum de Ponta Grossa, a juíza Noeli Salete Reback, o presidente do Observatório da Cultura Paranaense, Joatan Marcos de Carvalho e pelo ex-presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann.

Publicado por Estagiários Jornalismo

21/03/2024 às 13:54

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.