Paranaenses vão presentear mais neste Natal

Pesquisa da Fecomércio PR revela que os consumidores também estão dispostos a gastar mais neste fim de ano

02/12/2013

Pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), mostra que os paranaenses estão dispostos a gastar mais neste fim de ano. Durante a sondagem, 62% afirmaram que vão presentar alguém no Natal e 56% planejam investir mais em presentes do que no ano passado, o que deve deixar as lojas bastante movimentadas nos próximos dias.

O número de felizardos é seleto, pois 63% dos entrevistados afirmaram que comprarão presentes para no máximo cinco pessoas, enquanto 29% demonstraram interesse em presentear entre seis e dez pessoas e 8% disseram que irão presentear mais de 10 pessoas na data mais importante do ano para o comércio.

O número de presenteados será maior do que no Natal passado para 54% dos consumidores, que pretendem escolher um belo presente para seus entes queridos. A maioria, 52%, planeja gastar entre R$201 e R$500 em presentes, enquanto 35% mostraram-se comedidos e objetivam gastar R$200 ou menos. Os presentes na faixa de R$501 a R$1.000 são a escolha de 9% e os mais generosos, que pretendem gastar mais de R$1.000, representam 4% dos entrevistados.

O centro da cidade é o local preferido por 60% das pessoas para realizar as compras de fim de ano, enquanto 32% optam pelos shoppings e apenas 8% que preferem realizar compras pela internet.
Os entrevistados revelaram que o horário estendido no comércio motiva a comprar mais, sendo que 69% afirmaram que a possibilidade de fazer suas compras após o horário de expediente é um grande facilitador.

Sobre a pesquisa
A sondagem ouviu mais de 300 pessoas residentes em Curitiba, entre os dias 19 a 23 de novembro de 2013.

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – karla@pr.senac.br