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Palestra com o especialista em varejo Caio Camargo reúne empresários e trabalhadores do comércio nas unidades Sesc Senac do Paraná

Empresários, empreendedores e trabalhadores do comércio assistiram a palestra, também transmitida ao vivo via Youtube para o todo o estado

16/04/2024

Há pouco menos de um mês para o Dia das Mães, os filhos já começam a pensar nos presentes. As buscas com as palavras-chave “cartão Dia das Mães”, “lembrancinha Dia das Mães”, “Coreografia Dia das Mães” começam a crescer com maior intensidade em abril. Cartões, chaveiros, ensaios fotógrafos e sabonetes aparecem no Google Trends como produtos de maior busca no momento. A tal da lembrancinha, conforme destacou o especialista em inovação no varejo, Caio Camargo (@caiocmgo), durante a palestra “Máximo resultado em datas sazonais: Venda mais antes, durante e depois”, ministrada no auditório da Administração Regional do Senac PR, em Curitiba, nesta segunda-feira (16/04). Empresários, empreendedores e trabalhadores do comércio assistiram a palestra, também transmitida ao vivo via Youtube para o todo o estado.  

A ação faz parte da Semana de Preparação para Vendas de Dia das Mães, promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e que já contemplou diversas palestras e workshops nas unidades Sesc Senac do Paraná, somando a participação de aproximadamente 1,5 mil pessoas.  

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes e enalteceu o envolvimento das Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEGs) e dos sindicatos empresariais durante a programação. “O Dia das Mães é uma data comemorativa muito importante, não só pela relevância afetiva, mas também para o nosso Sistema e para o comércio, porque é um dos momentos em que as empresas mais vendem durante ao ano e por isso precisam estar preparadas e por isso trazemos nome da grandeza do Caio Camargo para compartilhar um pouco do seu conhecimento”, salientou. Também participaram do evento a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Cristine Galvan, representando a Administração Regional da entidade, diretores do Sistema, presidentes de sindicatos e CMEGs de todo o estado.   

Queremos vender mais  

“Estamos todos aqui reunidos porque queremos vender mais!”, iniciou o palestrante. Mas, o que é preciso saber para vender mais? Foi o que Caio Camargo demonstrou ao longo de sua fala, dividida em três tópicos: o papel do varejo no mundo de hoje, o novo cliente e o que é preciso fazer para maximizar o resultado nas datas sazonais.  

O básico bem feito 

Sobre o varejo, Camargo frisou a necessidade de fazer o básico bem feito, ponto de vista que defende em profundidade em seu livro “Arroz, Feijão & Varejo”. “Há três pontos que definiram a necessidade do varejo fazer o básico bem feito. Ponto 1: temos um cenário econômico global cada vez mais complexo, marcado pelo fim da era da abundância, resultando em um cenário estéril e por isso não dá para perder oportunidades; Ponto 2: falta de mão de obra no varejo é um problema global, já que os trabalhadores das gerações Y e Z preferem o trabalho híbrido ou remoto, algo difícil de adaptar ao varejo; Ponto 3: muitas promessas em inovação não entregaram resultados, veja o caso do metaverso ou no NFT”, pontuou.  

O novo cliente 

“A gente precisa entender sobre esse novo cliente, nesse novo mundo. Por isso, em primeiro lugar, o lojista precisa conhecer seu cliente, avaliando dados de vendas, saber quais são seus dez principais compradores, por exemplo”, destacou. Outra dica importante é ir atrás do cliente e não somente ficar esperando ele aparecer na sua loja, isto é, ter uma postura de vendas ativa. “Para isso, use tudo o que temos à disposição. Entenda que todos somos mídia” e aconselhou aos empresários que ainda não possuem perfil da empresa em redes sociais, que o façam o quanto antes e exemplificou que tem muito influencer com mais visualizações do que emissoras de televisão consolidadas.  

As oportunidades das datas sazonais 

Para completar, Camargo abordou especificamente as datas sazonais, a grande festa do varejo, desde que bem aproveitadas. Praticamente todo o mês tem uma: Janeiro – férias, Fevereiro – volta às aulas, Março – Carnaval, Abril – Páscoa, Maio – Dia das Mães, Junho – festas juninas, Julho – férias, Agosto – Dia dos Pais, Setembro – Dia do Cliente, Outubro – Dia das Crianças, Novembro – Black Friday e Dezembro – Natal.  

“Algumas datas podem ser ótimas para algum segmento e fracas ou nulas para outros. Mas é possível criar oportunidades todos os meses para novos negócios. E há centenas de datas que podem ser criativamente utilizadas”, reiterou.  

Depois: transformar aprendizados em novas oportunidades de vendas 

Como o próprio nome da palestra descrevia, o especialista abordou estratégias de como as empresas podem vender mais antes, durante e depois, destacando, sobretudo, o pós-venda, uma vez que a data sazonal é um potencial atrativo para novos clientes. “Agradeça e peça feedback, avalie com o time, avalie a concorrência, transforme erros em ações e fidelize os novos clientes”, completou.  

Publicado por Estagiários Jornalismo

16/04/2024 às 14:02

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