Nova edição do Boletim Contexto Econômico da Fecomércio PR já está disponível

Já está disponível a mais recente edição do Boletim Contexto Econômico, informativo direcionado aos empresários do comércio, serviços e turismo do Paraná, produzido pelo Departamento Econômico da Fecomércio PR. Com periodicidade mensal, o boletim aborda temas atuais sob o viés econômico. A edição nº 12 faz uma análise da infraestrutura no Brasil e aborda os […]

09/11/2018

A edição nº 12 faz uma análise da infraestrutura no Brasil e aborda os problemas crônicos nos segmentos de transportes, portes, energia elétrica, gás natural e no sistema de saneamento básico, que não têm recebido os investimentos públicos necessários para o ritmo de desenvolvimento do país. Enquanto países como a China investem quase 7% do BIP em infraestrutura, o Brasil aplica apenas 2,2%. Também destaca a importância das Parceiras Público-Privadas (PPPs), como complemento para o desenvolvimento de obras de infraestrutura e do crescimento de investimentos de empresas estrangeiras nesta área.

O boletim aborda ainda as características da inovação, tão importante para que as empresas consigam aumentar sua competitividade frente aos concorrentes. No comércio, a inovação visa melhorar padrões de concorrência e eficácia, a fim de viabilizar benefícios complementares a diversos outros setores da economia, uma vez que é a etapa final do consumo.

O texto fornece algumas dicas para as empresas que desejam investir em inovação, como é o caso da Lei do Bem, que concede incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica em âmbito nacional, mas que é direcionada apenas às grandes empresas.

Mas há outros incentivos e fontes de fomento que podem ser acessados por empresas de todos os portes, como o trabalho da Desenvolve SP, instituição financeira do Governo de São Paulo que oferece melhores opções de financiamentos para empresas instaladas naquele estado. Ali, as pequenas empresas correspondem a 87% dos financiamentos tomados.

Com finalidade semelhante, o Paraná conta com a Fomento Paraná, que concede financiamentos facilitados para empresas.

Acesse o estudo completo e saiba como obter linhas de crédito especiais para inovar em sua empresa.

09/11/2018 às 14:56