Natal de presentes e quitação de dívidas

A data mais importante para o comércio promete ser positiva se depender da boa vontade dos consumidores paranaenses. Em sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), nove em cada dez pessoas entrevistadas pretendem presentear neste fim de ano. Os entrevistados também mencionaram um bom número de pessoas […]

15/12/2014

Os entrevistados também mencionaram um bom número de pessoas que receberão as lembranças. A pesquisa aponta que 64% irão presentear até cinco pessoas, 29% presentearão entre seis e dez pessoas, e os mais empolgados – que somam 7%, disseram que pretendem presentear mais de dez felizardos.

De acordo com a sondagem, quase metade dos entrevistados (47%) irão presentear o mesmo número de pessoas comparado ao ano passado. Já 30% dos consumidores ouvidos, pretendem reduzir o número de presentes neste Natal, em contraponto aos 23% que declararam presentear mais amigos ou parentes na data.

Os valores dos presentes não devem ultrapassar a faixa de $201 e R$500 para 47% dos entrevistados. Os mais contidos (41%), planejam gastar até R$200. Já os mais generosos figuram entre os 10% dos consumidores ouvidos, que irão desembolsar entre R$501 e R$1.000, seguidos por 2% que pretendem ultrapassar o valor de R$1.000 em presentes.

13º salário

Outra questão abordada foi o destino do 13º salário. A maioria dos ouvidos (36%), relatou que irá fazer uma distribuição desta renda extra: viagem, quitação de dívidas, compra de presentes, entre outros itens. Dentre os que optaram por uma única alternativa, 32% pretendem somente quitar as dívidas. Há os mais cautelosos que querem guardar uma reserva para 2015, que totalizam 20%. Viagens estão nos planos de 7%, e os presentes de Natal foram citados por apenas 5% dos entrevistados.

Em análise aos dados apresentados pela sondagem, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, acredita que o aumento da carga tributária no Paraná prevista para 2015, pode ser encarada como uma espécie de compensação para os consumidores que optam em efetuar compras com tributos vigentes neste ano. “Há, sem dúvida alguma nesse momento, uma inquietação da sociedade brasileira como um todo em relação ao ambiente econômico do país para 2015. Essa inquietação repercute na forma de incertezas quanto a emprego, poder aquisitivo, elevação de preços, desvalorização cambial da moeda brasileira e dificuldades nas contas externas. São fatores que têm grande probabilidade de restringir as economias brasileira e paranaense. O consumidor e o assalariado, dentre as poucas opções que lhe resta, poderá neste Natal, antecipar compras para não assumir o ônus do que se prevê para 2015”, ressalta.

Sobre a Pesquisa
A sondagem ouviu 360 consumidores de diversas regiões do estado, entre os dias 01 e 11 de dezembro de 2014.

15/12/2014 às 19:13