Intenção de consumo cai novamente no Paraná

Pesquisa da CNC e da Fecomércio PR mostra que redução de 9,18% em doze meses

27/02/2015

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), registrou nova queda em fevereiro, com 127,6 pontos. O indicador era de 129,7 pontos em janeiro e de 140,5 pontos em fevereiro de 2014, o que representa uma queda de 9,18% em doze meses. Ainda assim, a disposição em consumir dos paranaenses permanece maior do que a ICF nacional, que ficou em 117,8 pontos.

O segundo mês de 2015 traz intenção de consumo de 125,6 pontos para as classes com maior poder aquisitivo, com diferença de 21,1 pontos, quando comparada a fevereiro de 2014. Nas classes sociais que somam renda familiar menor do que dez salários mínimos, a diferença é de 11,2 pontos.

A situação no emprego atual é definida como mais segura para 51,7% dos consumidores e para 47,4% a perspectiva no emprego é favorável e esperam algum tipo de promoção ou melhoria salarial.

As classes de maior renda são as mais otimistas com relação à perspectiva profissional (53%), apesar de apresentarem a maior queda na intenção de consumo. Entre as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, o percentual que acredita em uma elevação salarial é de 46,2%. No geral, esse percentual é de 47,4%. Em fevereiro de 2014, os colaboradores que se sentiam menos seguros no emprego chegavam a 9%, percentual que subiu para 10,8% neste mês.

A situação da renda é considerada melhor para 77,6% de maneira geral; 78,6% para as famílias com renda até dez salários mínimos e 72,9% nas classes mais altas.

Para 69,1% das famílias, este é um bom momento para a aquisição de bens duráveis, como eletrodomésticos, TVs, som, etc. Em fevereiro do ano passado esse percentual era maior, 77,4%.

ICF fev

27/02/2015 às 12:27