Hospital de Clínicas pede ajuda e lança campanha Anjos pela Vida

A crise econômica e política também está afetando o Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Diante da falta de insumos, situação que se tem se agravado desde o fim do ano passado, a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Direção do Complexo HC e a Associação dos Amigos […]

23/05/2016

Foto: Ivo Lima

Da esq. p/ dir.: o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Euclides Scalcu; o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor, Rogério Mulinari; o superintendente do Complexo HC, Flávio Tomasich, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana

A crise econômica e política também está afetando o Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Diante da falta de insumos, situação que se tem se agravado desde o fim do ano passado, a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Direção do Complexo HC e a Associação dos Amigos do HC lançaram, na sexta-feira (20), o programa Anjos pela Vida, com o objetivo de angariar fundos para manutenção dos hospitais.

De acordo com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a iniciativa busca unir entidades de classe, órgãos de representação, membros da comunidade universitária e toda a sociedade paranaense. “O HC e a maternidade estão em situação difícil de abastecimento de insumos para manutenção de seus serviços médicos. A circunstância é séria e estamos fazendo esta grande campanha para mobilizar entidades do Estado, empresas e toda a população. Já recebemos o apoio de entidades importantes como a Faep e a Fecomércio, que fizeram suas doações e tenho certeza que todos vão nos apoiar neste momento difícil”, afirmou Akel.

Localizado em Curitiba, o HC e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral são hospitais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atendem casos de alta complexidade e consultas especializadas, realizam exames avançados de diagnóstico e procedimentos cirúrgicos. Estão totalmente inseridos no SUS e contribuem para a formação de diversos profissionais da área da saúde.

“Além dos atendimentos médicos, o Complexo do HC forma pessoas. Os números são paradoxais, pois apesar do desabastecimento, mostram aumento médio de 25% na produção. Apesar das dificuldades, continuamos cumprindo nosso papel”, relatou o superintendente do Complexo HC, Flávio Tomasich.

O Hospital de Clínicas realiza, em média, 30 mil consultas, 1.500 internamentos e mais de 540 cirurgias por mês. Os custos mensais do Complexo HC são de R$ 11 milhões, mas tem recebido apenas o repasse de R$ 8 milhões.

Participaram do evento de lançamento, realizado no prédio histórico da UFPR, o reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor, Rogério Mulinari; o superintendente do Complexo HC, Flávio Tomasich; o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Euclides Scalcu; o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, representando as demais entidades do setor produtivo.

“Vamos reunir todas as nossas entidades e fazer um trabalho conjunto para contribuir com o Hospital de Clínicas. A Fecomércio PR representa mais de 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Também vamos mobilizar nossos braços, o Sesc e o Senac, reunindo empresários, trabalhadores do comércio, comerciários e seus familiares e nossos colaboradores para aderir a esta importante campanha e contribuir para que o HC mantenha o extraordinário trabalho que desenvolve”, reiterou Piana.

Para participar da campanha Anjos pela Vida pode ser doado qualquer valor, via depósito bancário.

Agência 3262-X | Conta 31.484-6 do Banco do Brasil

Mais informações: www.anjospelavida.com.br | contato@anjospelavida.com.br