Fecomércio PR realiza encontro para fomentar o comércio internacional

Reunião contou com representantes de mais de vinte países

23/07/2018

A Fecomércio PR realizou nesta terça-feira (17) um encontro com o Corpo Consular do Paraná, assim como suas Câmaras de Comercio, representantes do Itamaraty e integrantes de sindicatos, em uma reunião com o objetivo de aumentar a sinergia nas relações bilaterais com todos os países com representação no estado.

“O encontro foi o primeiro passo para aumentar as possibilidades de negócios entre empresários paranaenses e diversos outros ao redor do mundo”, afirmou o diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.  Ele afirmou ainda que as reuniões serão mensais e “uma vez que esse importante grupo seja provocado, boas relações podem surgir”.

O presidente da Fecomércio PR, Ari Bittencourt lembrou que o Paraná é um estado formado por diferentes culturas e que está preparado para aumentar suas fronteiras comerciais. “Somos uma mistura de etnias e esse caldo é responsável pelo resultado pujante da quinta maior economia do país. Estamos prontos para ampliar ainda mais nossos negócios e a Fecomércio tem a base filiada ideal para isso”.

Mais de 20 países, da Europa, América latina e África, estiveram representados no encontro. O presidente do Corpo Consular, Thomas Neves, acredita no projeto e na prosperidade a médio prazo. “Nossa participação no mercado mundial é entre um e dois por cento. Temos grande possibilidade de aumentar esses números logo que colocarmos esse projeto em prática”.

Cada cônsul e presidente de câmara de comércio saiu da reunião com uma tarefa a fazer: identificar produtos de interesse de seus países de origem em importação e exportação com o estado do Paraná. O papel da Fecomércio será o intercâmbio com as empresas detentoras desses produtos e serviços para fazer a pontes entre compradores e fornecedores e viabilizar os negócios.

Texto: Carolina Gomes

23/07/2018 às 12:30