NOTÍCIAS

Fecomércio PR promove rodada de negócios entre supermercadistas paranaenses e empresários tchecos

A programação com a República Tcheca foi encerrada com rodada de negócios na sexta-feira (9), na sede da Fecomércio PR. Empresários tchecos dos ramos de tecnologia da informação, arquitetura, construção de aeroportos e, principalmente, cervejeiros e produtores de lúpulo, foram apresentados a supermercadistas paranaenses interessados em conhecer os produtos e serviços tchecos. Participaram do evento, […]

12/03/2018

A programação com a República Tcheca foi encerrada com rodada de negócios na sexta-feira (9), na sede da Fecomércio PR. Empresários tchecos dos ramos de tecnologia da informação, arquitetura, construção de aeroportos e, principalmente, cervejeiros e produtores de lúpulo, foram apresentados a supermercadistas paranaenses interessados em conhecer os produtos e serviços tchecos.

Participaram do evento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana; a cônsul geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková; o chefe da Sessão Internacional da Câmara de Comércio da República Tcheca, Ilja Mazáneck, que liderou a missão; o conselheiro comercial da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Petr Klíma; o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes; o assessor comercial da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Sandro Rossetti, entre outros.

De acordo com Darci Piana, a implantação do Consulado da República Tcheca no Paraná permitirá ampliar o comércio bilateral entre o país e o Paraná. “Um dos meus principais objetivos será fomentar novas oportunidades de negócios entre a República Tcheca e o Paraná, aproximando empresários em eventos como este que promovemos aqui”, reiterou.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana; a cônsul geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková; o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, e o conselheiro comercial da Embaixada da República Tcheca
no Brasil, Petr Klíma

O conselheiro comercial da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Petr Klíma, relatou que o Brasil e a República Tcheca possuem relações de negócios duradouras, principalmente no setor de peças automotivas e tecnologia. “Parte da tecnologia usada na produção de cimento brasileiro e nas termoelétricas são oriundas da República Tcheca e da antiga Tchecoslováquia”, relembrou. Atualmente o Brasil importa do país europeu peças automotivas e de avião – a República Tcheca é parceira estratégica na construção do KC 390 da Embraer. Já os principais produtos exportados para lá são carnes, produtos agrícolas, café, tabaco, frutas e sucos, celulose, medicamentos e componentes de veículos.

Como a República Tcheca é pioneira na produção de cervejas e detém a marca de maior consumo per capita de cerveja do mundo, com 144 litros por pessoa por ano, nada melhor do que apresentar essa tradição tcheca ao mercado paranaense.

“Iniciativas como essa da Fecomércio PR são muito válidas porque o mercado nacional está se abrindo para novas marcas. Os consumidores de cervejas são exigentes e estão sempre em busca de novidades para seu paladar. Por isso é muito interessante que os supermercadistas conheçam e possam disponibilizar a seus clientes o pioneirismo da cerveja da República Tcheca”, avaliou o assessor comercial da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Sandro Rossetti.

Além de cervejas, os empresários tchecos trouxeram amostras de vinhos, ainda não conhecidos por aqui, produzidos em vinícolas pequenas, mas de grande qualidade. Segundo Klíma, muitos rótulos têm obtido prêmios em países exigentes como a França.

Publicado por admin

12/03/2018 às 13:39

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.