Fecomércio PR participa de reunião sobre Certificação de Origem no Uruguai

Delegações de treze países membros da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e entidades governamentais se reuniram na sede da entidade, em Montevideo, no Uruguai, na última quinta-feira (18/8), para a IV Reunião de Coordenadores Nacionais de Certificação de Origem Digital. A exemplo das últimas três edições do encontro, o coordenador Sindical da Fecomércio PR, Rodrigo Bregola, fez parte da delegação brasileira durante o evento, sendo representante […]

23/08/2016

Delegações de treze países membros da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e entidades governamentais se reuniram na sede da entidade, em Montevideo, no Uruguai, na última quinta-feira (18/8), para a IV Reunião de Coordenadores Nacionais de Certificação de Origem Digital. A exemplo das últimas três edições do encontro, o coordenador Sindical da Fecomércio PR, Rodrigo Bregola, fez parte da delegação brasileira durante o evento, sendo representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná e do Sistema CNC COD BR. – entidades emissoras do Certificado de Origem.

O Certificado de Origem é um documento exigido pelo Mercosul e pela Aladi para comprovação, perante as autoridades aduaneiras do país em que é feita a importação, de que a mercadoria nele descrita cumpre com os requisitos de origem vigentes no comércio intrarregional. Além do Brasil, mais 12 países são membros da Aladi: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Além da reunião-geral que contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento da Aladi, Cesar Augusto Llona, reuniões bilaterais entre os representantes dos países participantes. De acordo com Rodrigo Bregola, o encontro tem como principal objetivo o alinhamento do desenvolvimento do COD e ajustes das datas para testes de homologação. “Está marcado para início em setembro a implantação do projeto piloto com a Argentina. Vamos iniciar a emissão de CODs válidos entre Brasil-Argentina, conforme memorando assinado entre os países no dia 2 de agosto. A ideia é que os 13 países logo estejam prontos para que todos troquem certificado por meio digital”, pontuou.

Delegação Brasileira
Além do coordenador Sindical da Fecomércio PR, integraram a comitiva brasileira no evento a analista de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Cibele Lemos Oldemburgo – coordenadora brasileira na Aladi; a gerente de Serviços de Internacionalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sarah Saldanha Oliveira; o coordenador de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Kaio Cézar de Melo; a coordenadora de Certificação de Origem da Associação Comercial de São Paulo (Facesp), Angela Garcia Soares; a supervisora de Certificação de Origem das Federações de Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elaine M. Saquette; a analista de Políticas e Indústria da CNI, Camilla Mafissoni; o coordenador da Fecomércio-RS, Arno Gleisner; o supervisor da Associação Comercial de Santos, Ricardo Melo; o coordenador de Comércio Exterior da Federação de Indústrias de Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilmar Caregnatto; a superintendente da Confederação das Associações Comércio e Empresariais do Brasil (CACB), Juliana Kampf, e Francisco Gimenez Soler, também representante da CACB.

23/08/2016 às 17:19