Fecomércio PR Card é alternativa para endividados controlarem os gastos

Recarregável, o cartão funciona na função crédito, mas sem fatura surpresa no fim do mês

30/09/2015

Fecomercio PR CardCom 86,3% dos paranaenses com algum tipo de dívida neste mês, o Paraná possui o segundo maior número de endividados do país. A média nacional, em setembro, ficou em 63,5% segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para saber como anda a vida financeira dos paranaenses a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) realizou uma sondagem que avaliou em detalhes sua relação com o mercado de consumo. Segundo 49% dos entrevistados, as finanças estão organizadas, enquanto 38% se denominam pouco organizados quando o assunto é dinheiro e apenas 11% se consideram muito organizados. No entanto, para 2% a relação com o mercado é caótica.

Os homens se mostram um pouco mais equilibrados quanto ao consumo, sendo que 54% se consideram organizados financeiramente, contra 48% das mulheres. Nenhum entrevistado admitiu estar com a vida financeira caótica, enquanto 3% das mulheres reconhecem ter dificuldade extrema em controlar os gastos.

No geral, 70% dos consumidores conseguem conter os impulsos e preferem pensar se realmente necessitam do produto. Neste quesito, há pouca diferenciação entre os gêneros, sendo que 72% dos homens adiam a compra para refletir um pouco mais, ante 70% das mulheres.

Entre a população em geral, 13% não se privam, compram a prazo e depois pensam como vão pagar. Entre as mulheres, esse hábito é mais recorrente, com 14% das respostas, contra 11% entre os homens.

A forma de pagamento mais utilizada são os cartões de crédito ou débito, utilizados por 61% dos paranaenses. O dinheiro em espécie é a escolha de 37% dos consumidores. Não é à toa que o cartão de crédito pode ser considerado o principal vilão do endividamento, ao concentrar 68,4% das contar a pagar.

Diante desse cenário, a Fecomércio PR lançou o Fecomércio PR Card, um cartão pré-pago, que funciona na função crédito, e vai ajudar o consumidor a organizar a vida financeira.

De acordo com o diretor de Gestão e Planejamento da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, o cartão possibilitará a educação financeira e a inclusão bancária de milhares de consumidores. Estima-se que 40% da população brasileira ainda não possui conta bancária, privando-os de facilidades como pagar contas pela internet e expondo-os aos riscos de portar dinheiro em espécie. “Considerando o alto índice de endividamento dos paranaenses, o cartão pré-pago incentiva a educação financeira, pois seu titular consegue controlar o orçamento familiar ao gastar somente o valor recarregado previamente”, explica. Segundo o diretor, o cartão também beneficiará os varejistas, ao reduzir a inadimplência.

Como funciona o cartão

Recarregável, o Fecomércio PR Card funciona na função crédito e permite compras à vista em lojas físicas e online, o pagamento de contas, recargas de celular e saques emergenciais. Dentre as aplicações possíveis, está o pagamento de salários para empregados domésticos, mesada com acompanhamento de gastos pelos pais e em viagens internacionais.

A ativação é feita através do site www.fecomercioprcard.com.br, no qual o usuário cria uma conta com login e senha. A mesma conta pode ter vários cartões associados, com possibilidade de transferências de valores entre eles. As recargas são feitas por boleto bancário, emitido via site, aplicativo para celular ou tablet e outros meios que serão disponibilizados brevemente.

Os sindicatos empresariais filiados à entidade e as Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios são os distribuidores regionais do cartão e as lojas do varejo são os pontos de revenda. Após uma série de lançamentos em vários municípios paranaenses, o cartão já está disponível para a população nas empresas do comércio conveniadas.

O Fecomércio PR Card tem como parceiros a Acesso Soluções de Pagamento e a W Teixeira Corretora de Seguros.

O cartão pré-pago surgiu há 15 anos nos Estados Unidos. O diretor da Fecomércio acredita que o modelo possui forte mercado potencial no Brasil e no Paraná, pelo alto número de pessoas desbancarizadas. “É uma iniciativa nova no Brasil e esperamos ser referência nacional para esse tipo de produto em nosso segmento do comércio”, reitera Rosalem.

Mais informações e consulta a tarifas para o usuário pelo www.fecomercioprcard.com.br.
Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br