Endividamento apresenta leve queda no Paraná em fevereiro

Pesquisa da CNC e da Fecomércio PR mostra que 86,1% dos paranaenses possuem dívidas, ante os 87,1% em fevereiro do ano passado

27/02/2015

O percentual de famílias endividadas no Paraná mostra queda em fevereiro, com 86,1%, ante os 87,1% no mesmo mês do ano passado e os 88,6% de janeiro. Também houve redução na porcentagem de endividados com contas em atraso, que passaram de 27,4% em fevereiro de 2014 para 25,1% neste mês.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). A falta de condições para pagamento das dívidas manteve o mesmo patamar do ano anterior, com 11,9% neste mês ante 11,5% em fevereiro de 2014.

Graf PEIC fev 01

Graf PEIC fev 02

No entanto, a parcela da renda comprometida aumentou na análise interanual. Neste mês, 23,8% dos entrevistados disseram estar muito endividados, enquanto em fevereiro de 2014, 13,2% faziam parte do grupo que considerava estar no limite de dívidas. Há ainda os que afirmam estar mais ou menos endividados (43,7%), os poucos endividados (18,6%) e os que não possuem dívidas (13,8%).

Graf PEIC fev 03

O tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito para 63,1% dos consumidores paranaenses.  O percentual de adeptos dessa modalidade de crédito reduziu em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando o cartão de crédito correspondia a 65,3% das dívidas. Na sequência, estão o financiamento de veículos (13,5%), o financiamento imobiliário (10,1%), os carnês (6,3%), o crédito pessoal (2,8%), o empréstimo consignado (1,4%), o cheque especial (1,6%) e o cheque pré-datado (0,3%).

Observam-se distinções nas formas de compra conforme a renda familiar. Nas famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, o uso do cartão de crédito é maior, com 67,8% ante 62,1% pelas famílias com renda inferior. Da mesma forma, o empréstimo consignado é mais frequente entre as classes A e B, com 2,1% ante 1,2%. Já entre as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mensais, o carnê é mais utilizado (7,1% ante 2,8%), bem como o crédito pessoal (3,1% ante 1,4%) e o cheque pré-datado (0,4% ante nenhuma menção pelos consumidores com renda acima de dez salários mínimos).

Graf PEIC fev 04

Entre as famílias que estão com contas atrasadas (25,1% dos paranaenses), para 47,8% esse atraso ultrapassa 90 dias, e por isso são consideradas inadimplentes e têm seu nome incluso nos sistemas de proteção ao crédito. O tempo médio de comprometimento com as dívidas é de 7,3 meses. O percentual médio da renda comprometida dessas famílias com dívidas é de 31,8%, sendo que 19,1% dos consumidores têm mais de 50% dos rendimentos vinculados às dívidas.

Assessoria de Imprensa – Karla Santin
karla@pr.senac.br – Fone: (41) 3304-2072