Eleitos e suplentes são diplomados pelo TRE-PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) realizou nesta terça-feira (18), sessão solene de diplomação dos eleitos nos cargos federais e estaduais em 2018, no Teatro Positivo, em Curitiba. O presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, fez a entrega dos documentos que habitam governador e vice-governador eleitos, Carlos Massa Junior e Darci Piana; os […]

19/12/2018

O presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, fez a entrega dos documentos que habitam governador e vice-governador eleitos, Carlos Massa Junior e Darci Piana; os senadores Flavio Arns e Oriovisto Guimarães, os 30 deputados federais, 54 deputados estaduais, a tomarem posse para exercerem os mandatos em seus respectivos cargos em 2019. Também foram diplomados 21 suplentes de deputado federal e 39 suplentes de deputado estadual.

O desembargador Oyama fez um relato do processo eleitoral no estado e foi ovacionado quando mencionou a confiabilidade das urnas eletrônicas. Ele destacou que ainda que possam ter havido questionamentos sobre lisura do processo e denúncias, em mais de 20 anos de uso das urnas eletrônicas nunca foram constatadas fraudes.

O governador eleito, Carlos Massa Junior, pontua por mais de duas décadas não existia um alinhamento tão favorável entre o governo estadual, a assembleia legislativa, os senadores que representam o Paraná, a bancada federal e o governo federal. “Temos uma agenda positiva do estado, necessitamos aproveitar este bom momento de sinergia política, de entendimento, para podermos trazer bons frutos para o Paraná. Este é o nosso compromisso”, disse o governador eleito.

Massa Junior salienta que já há aproximação com o governo federal para o planejamento a curto, médio e longo prazo, para que o Paraná possa se tornar um importante meio logístico da América Latina. “Apresentei ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, um projeto com o qual pretendemos ligar o Porto de Paranaguá ao Porto de Antofagasta, no Chile, conectando o Atlântico ao Pacífico, para que toda a nossa produção, não apenas a do Paraná, mas todo o Centro-Oeste e Sul do Brasil possa ser exportada para a Ásia pelo Chile e que o minério chileno possa ser exportado para o Ocidente pelo porto paranaense.

De acordo com o vice-governador eleito, Darci Piana, o trabalho do governo estadual será focado para que todos os setores da economia possam se desenvolver e para promover o bem-estar do cidadão paranaense. “Ao lado do governador nos comprometemos a trabalhar arduamente pelo Paraná, com muita dedicação e esforço, para que nosso estado possa crescer rapidamente”, diz Piana.

A cerimônia de posse do governador e vice-governador eleitos do Paraná está marcada para ocorrer dia 1º de janeiro, às 8h30, na Assembleia Legislativa do Paraná. Na sequência, no Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo, a atual governadora do Paraná, Cida Borghetti, realizará a transmissão de cargo ao governador empossado.

19/12/2018 às 12:35