Aprendizes do Senac visitam minimercado modelo na feira da ABAD

Alunos de turmas de Aprendizagem em Serviços de Supermercados do Senac Curitiba fizeram uma visita técnica ao minimercado modelo do Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR instalado na 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor. O evento, que será encerrado hoje (7), é promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados […]

07/08/2014

Alunos de turmas de Aprendizagem em Serviços de Supermercados do Senac Curitiba fizeram uma visita técnica ao minimercado modelo do Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR instalado na 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor. O evento, que será encerrado hoje (7), é promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), parceira na criação do minimercado modelo, juntamente com o Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná (Sinca PR).

O espaço, com 189 m2, possui todas as seções de um supermercado, como a de bebidas, frutas e verduras, açougue e padaria. O diferencial são os conceitos e novas tecnologias aplicadas a esse tipo de estabelecimento, tais como a sonorização, a aromatização, cores, iluminação direcionada, comunicação e sinalização. O objetivo é sensibilizar empresários paranaenses do comércio varejista sobre as vantagens de se modernizar e investir em novidades, para atender melhor consumidores cada vez mais exigentes. As visitas ao minimercado modelo são acompanhadas por técnicos do Sebrae, que explicam cada detalhe da estrutura.

Segundo o presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi, que acompanhou a visita do alunos, a capacitação profissional promovida pelo Senac estimula o crescimento do setor atacadista. “É muito importante que o Senac traga esses jovens aprendizes para ver a exposição. Precisamos de mão de obra qualificada para atender nosso setor, pois esses jovens qualificados irão para o pequeno varejo, para a loja de vizinhança ou para o mercado. Dependemos do bom resultado das vendas do pequeno varejo para cada dia mais o setor atacadista crescer”, destaca.

Para a aprendiz Odara Niágara Cardoso, de 16 anos, que está prestes a concluir o programa de aprendizagem, a atividade agregou novos conhecimentos. “Achei a proposta ótima, é algo diferente do que a gente faz e aprendemos muito com isso. Sempre gostei da área de comércio e meus pais me incentivaram muito, por isso resolvi participar do programa de Aprendizagem do Senac. Depois do curso, quero ingressar em um trabalho na área do comércio que já atuo e gosto muito”, planeja a jovem.

A criação do minimercado modelo foi inspirada em um trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR há pouco mais de um ano, que é o projeto Varejo TOP Loja Minimercados, para a capacitação de micro e pequenas empresas do segmento.

07/08/2014 às 16:36