ANÁLISE FECOMÉRCIO PR: Inflação da Cesta de Consumo do Dia das Mães

Confira a análise da Assessoria Econômica da Fecomércio PR sobre a inflação da cesta de consumo do Dia das Mães, que será comemorado no próximo dia 12 de maio, com base nos dados do IPCA-15/IBGE

07/05/2024

No próximo dia 12 de maio será celebrado o Dia das Mães, data importante para o comércio varejista. Segundo a Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR, a maioria dos paranaenses está planejando presentear suas mães, com uma estimativa de 71,9% da população estadual.

Os dados revelam que a maioria dos consumidores planeja realizar suas compras próximo à data, ao longo desta semana e até na véspera. O economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, destaca que diversos fatores podem impulsionar as vendas neste ano em comparação com o ano anterior.

“Existem pelo menos três fatores que podem contribuir para um Dia das Mães com maior impulso no comércio em 2024 se comparado com 2023”, afirma Dezordi. “Primeiro, a fortíssima geração de emprego formal, conforme dados do Caged, na economia paranaense. O segundo fator está relacionado à queda da taxa de juros para recursos livres para pessoas físicas e, por último, a desinflação da cesta de consumo dos principais bens e serviços demandados no Dias das Mães”.

Emprego Formal

O Gráfico 1 destaca que nos três primeiros meses de 2024 a economia paranaense gerou um saldo líquido de emprego (admissões menos desligamentos) na ordem de 69.618 novos postos de trabalho. Comparando com o mesmo período de 2023, quando o saldo ficou em 44.892 empregos, o Paraná registrou um crescimento efetivo de 55,1% na geração de empregos formais.

Gráfico 1 – Geração de Empregos Formais (Saldo) no Estado do Paraná

Fontes: Fecomércio PR com base em dados do Caged – Ministério do Trabalho. Nota: saldo do emprego formal no Paraná com ajustes.

“Com maior emprego e renda, a população paranaense tende a aumentar seus níveis de consumo em 2024 quando comparado com o ano anterior”, esclarece Dezordi.

Taxa de Juros

Com o processo de desinflação da economia brasileira, o Banco Central do Brasil (BCB) iniciou em agosto de 2023 uma política de flexibilização da taxa de juros básica da economia. A Selic caiu de 13,75% ao ano para 10,75% no nível atual. Com isso, a taxa de juros para pessoas físicas também vem caindo, principalmente na categoria de crédito pessoal e do cartão de crédito.

Gráfico 2 – Taxa média de juros das operações de crédito com recursos livres – Pessoas físicas – % a.a.

Fontes: Fecomércio PR com base em dados do Banco Central do Brasil (BCB).
Nota: Fevereiro de 2023 e 2024.

Com uma taxa de juros menor em 2024, quando comparada com 2023, o consumidor poderá financiar as compras para o Dia das Mães a um custo menor. O Gráfico 2 descreve que os juros para pessoas físicas estão menores neste ano, contudo, em um nível ainda elevado, principalmente quando o consumidor financia sua fatura de cartão de crédito.

Inflação da Cesta de Consumo do Dia das Mães

A pesquisa de sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR destacou que entre os principais tipos de presentes para 2024, os paranaenses desejam presentear suas mães com:

• Perfumes e cosméticos (26,3%), os itens mais desejados;
  • Roupas, bolsas e calçados (24,4%);
  • Eletrodomésticos e objetos de decoração (9,8%);
  • Joias, bijuterias e acessórios (9,4%);
  • Flores (6,7%);
  • Restaurantes (1,9%);
  • Eletrônicos (1,5%); e
  • Outros (20%)

De acordo com o economista da Fecomércio PR, neste contexto, um ponto importante é saber como se comportaram os preços desses itens nos últimos anos e em especial nos últimos 12 meses. “Com isso, podemos saber se o consumidor brasileiro e paranaense está convivendo com uma inflação, medida pela cesta dos Dias das Mães, maior ou menor”, descreve.

Os dados da Tabela 1 destacam a inflação acumulada em 12 meses do IPCA-15 para os principais produtos e serviços consumidos no Dia das Mães. Os dados apresentados dizem respeito a Região Metropolitana de Curitiba e Brasil, nos anos de 2018 a 2024, conforme disponibilizado pelo IBGE.

Em linhas gerais, a Inflação da Cesta de Consumo do Dia das Mães em 2024 foi de 2,48% para o Brasil e de 2,33% para Curitiba. Ambos os valores representam uma inflação menor quando comparado com 2023. Cabe destacar que na série levantada pela Fecomércio PR, os consumidores brasileiros e paranaenses se depararam com a maior inflação dos últimos sete anos em 2022 quando os preços subiram em 9,69% para os paranaenses e 10,11% para os brasileiros.

Gráfico 3 – Inflação do IPCA-15 e da Cesta de Consumo do Dia das Mães, Curitiba: 2018 a 2024

Fontes: Fecomércio PR com base nos dados do IBGE.
Notas: Inflação acumulada em 12 meses do IPCA-15 de maio a abril, em %, na Região Metropolitana de Curitiba. Ver tabela 1.

No Gráfico 3, é possível analisar o comportamento da Inflação da Cesta de Consumo do Dia das Mães em relação ao IPCA-15 da Região Metropolitana de Curitiba, nos últimos sete anos. Em 12 meses houve uma inflação menor na cesta de consumo (2,33%) se comparada com o índice geral (3,31%) e historicamente esse valor tende a ser menor, excluindo apenas em 2023. E, de fato, desde 2022, a inflação ao consumidor vem diminuindo.

Tabela 1 – Inflação da Cesta de Consumo dos Dias das Mães, Curitiba e Brasil: 2018 a 2024

(IPCA 15 acumulado em 12 meses de maio a abril, em %) Fontes: Fecomércio PR com base nos dados do IBGE. Notas: ND = não disponível. Inflação acumulada em 12 meses do IPCA-15 de maio a abril, em %, Brasil e Região Metropolitana de Curitiba. As cores em vermelho indicam maior processo inflacionário e em verde maior processo de desinflação ou deflação dos preços.

Para os itens mais desejados de consumo dos paranaenses em 2024 temos a seguinte análise: A inflação de Perfumes foi de 3,82% e a de Artigos de Maquiagem, deflação de 2,26%. Dentre os grupos de produtos avaliados, Roupa Feminina registrou inflação de 3,11%; Sapato Feminino, 5,3%; Chinelo e Sandália, 7,86%; Bolsa, 5,54%, e Tênis 4,29%. Joias e bijuterias tiveram 4,08% de inflação e Flores naturais (dados nacionais), queda de 0,83% nos preços. É importante destacar que 40% do peso da Inflação da Cesta de Consumo do Dia das Mães, calculada pela Fecomércio PR, é representada pelo subitem Alimentação Fora do Domicílio, ou seja, restaurante. Neste ano, a inflação desse subitem foi de 4,33% em Curitiba, valor acima do IPCA-15 (3,31%). Este fato é justificado pela maior inflação de serviços observada na capital paranaense e no Brasil.

O assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, destaca que há oportunidades atrativas para os consumidores do Paraná. “Oportunidades interessantes para os consumidores paranaenses estão nos produtos relacionados aos eletrodomésticos e eletrônicos. De acordo com dados levantados, itens como fogão (-7,42%), televisor (-7,96%), microcomputadores (-6,64%) e aparelhos telefônicos e celulares (-8,97%) apresentaram deflação no período de maio de 2023 a abril de 2024. Ou seja, os consumidores paranaenses provavelmente vão poder comprar esses bens por um preço menor se comparado o Dia das Mães de 2023. Vale a pena pesquisar, pois os preços estão desacelerando em nossa economia”, avalia.

DOWNLOAD DA ANÁLISE – DIA DAS MÃES

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

07/05/2024 às 10:07