Atuação - Relações Internacionais

Câmara Brasileira de Comércio Exterior da CNC

A Câmara Brasileira de Comércio Exterior – CBCex, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, trabalha no formato de um colegiado, consolidando os dados do setor para a construção de um planejamento estratégico de ações.

São três os eixos de atuação:

– Administrativo (com atenção para os acordos e convênios da área);

– Legislativo (voltados para as normas e leis do setor);

– Operacional (junto à Receita Federal, autoridades alfandegárias, etc).

Dentre suas atribuições estão a análise da política de comércio exterior e negociações internacionais, orientando o relacionamento da CNC com órgãos governamentais e outras entidades; a formulação e sugestão de propostas para que a entidade atue junto aos diversos órgãos e entidades públicas e privadas visando o aprimoramento da legislação e dos procedimentos que regulam o comércio internacional; o apoio ao entrosamento dos diversos segmentos comerciais e de serviços abrangidos pela Confederação com o mercado mundial; e a sugestão de ações para promoção comercial, investimentos, serviços, acordos internacionais e capacitação profissional do comércio para atividades internacionais.

A CBCex atua em temas como: a estrutura operacional de comércio exterior nos Estados; o panorama nacional e perspectivas internacionais; o relacionamento da CNC com áreas de governo, como Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores, Apex, Anvisa, Secretaria da Receita Federal etc.; a exportação de serviços; a facilitação do comércio externo, com atenção às médias, micros e pequenas empresas; o tratamento tributário e fiscal isonômico nos incentivos às exportações de bens e serviços; questões relativas à infraestrutura (portos, aeroportos, ferrovias, rodovias) e zonas francas de fronteira, entre outros pontos.

Galeria de Imagens