NOTÍCIAS

Sesc Paço da Liberdade abre exposição com desenhos do artista tcheco Jiří Voves

O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR abriram na noite de ontem (12/3), a exposição do artista tcheco, Jiří Voves, no Sesc Paço da Liberdade. A mostra é dividida em três séries, sendo uma delas recorte de desenhos de Voves para a tradução tcheca do livro A noiva da Casa […]

13/03/2019

O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR abriram na noite de ontem (12/3), a exposição do artista tcheco, Jiří Voves, no Sesc Paço da Liberdade. A mostra é dividida em três séries, sendo uma delas recorte de desenhos de Voves para a tradução tcheca do livro A noiva da Casa Azul, do escritor brasileiro Murilo Rubião. A exposição está disponível para visitação até o dia 31 de março.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, prestigiou o evento. Ele lembrou que a aproximação entre o estado com o país da Europa Central foi fortalecida no período em que esteve como Cônsul Honorário da República Tcheca, antes de assumir como vice-governador. “Desde que cheguei ao Paraná, sempre fui muito preocupado com a questão da cultura do estado e quando assumi o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR essa preocupação tem norteado muitas de nossas ações. Aqui hoje temos a oportunidade de trazer um artista de fora, expondo seus trabalhos aos paranaenses, que para nós é motivo de alegria”, reiterou.

Também presente, o Cônsul da República Tcheca em São Paulo, Frantisek Fleisman, falou sobre a vinda da exposição a Curitiba, depois de ter passado por Porto Alegre (RS). “A motivação em trazer a arte do Jiří Voves para o Brasil veio da conexão dele com o autor brasileiro Murilo Rubião, cujos livros chegaram na antiga Tchecoslováquia em 1986. Ele se identificou muito com os contos e começou a transmitir isso para as obras dele. O interesse foi tamanho que o Voves contatou a tradutora dos livros do Rubião e surgiu a oportunidade de ilustrar a próxima obra do escritor mineiro no país. E essas ilustrações estão aqui reunidas hoje com uma série de outros trabalhos do Jiří Voves”, contextuou.

Segundo o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves, o estado agrega 45 consulados, sendo um grande apoiador de iniciativas culturais que promovem artistas desses países.

Também participaram da abertura da exposição o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes; o diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR em exercício, Adriano Trentin; o diretor Administrativo e Financeiro do Sesc PR, Tadeu Litwin, além de membros do Corpo Consular, representantes do Governo do Paraná e convidados.

Sobre o artista
Jiří Voves nasceu em 1945, em Pardubice, na Tchecoslováquia. Desde jovem dedicou-se ao estudo das técnicas do desenho livre, pintura gráfica e plástica, ilustrações, composição gráfica de livros, cenografia e realizações na arquitetura. Suas composições foram sempre focadas no tema o homem e o mundo. A escolha das obras para a exposição foi motivada essencialmente pelas ilustrações que acompanham
os contos do escritor brasileiro Murilo Rubião e pela mostra do ciclo de desenhos livres em preto e branco, sobretudo dos anos 1980.

Serviço
Sesc Paço da Liberdade: Praça Generoso Marques, 189 – Curitiba/PR | sac.pacodaliberdade | (41) 3234-4200
Horários: 3ª a 6ª das 9h30 às 20h45 | Sábado das 9h30 às 17h30 | Domingo das 9h30 às 17h

Confira fotos da abertura da exposição aqui.

Publicado por admin

13/03/2019 às 19:35

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.