26/03/2019
O Indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) teve alta de 1,8% na variação anual. A pontuação passou de 111,2 pontos em março de 2018 para 113,2 pontos neste mês. Já na comparação com fevereiro, quando o indicador estava em 114,9 pontos (melhor resultado mensal desde março de 2015), houve redução de 1,5%.
Aspectos como a perspectiva de consumo, nível de consumo atual e segurança no emprego impulsionaram a alta da ICF na comparação com o ano anterior. A ICF paranaense está acima da média nacional.
Apesar da alta de 11,4% em relação a 2018, o índice nacional está em 98,1 pontos, abaixo dos 100 pontos exigidos para que seja considerado positivo. Emprego atual, perspectiva profissional, renda atual e perspectiva de consumo estão positivos, mas ainda não são suficientes para elevar o indicador geral da ICF acima da zona de indiferença.
Mar/19 | Paraná (Em pontos) | Variação Mensal % | Variação Anual % | Nacional | Variação Mensal % | Variação Anual % |
(Em Pontos) | ||||||
Emprego Atual | 128,9 | 1,2 | 2,4 | 120,7 | -0,2 | 6,4 |
Perspectiva Profissional | 88,3 | 2,0 | -14,2 | 113,0 | -0,8 | 7,0 |
Renda Atual | 159,3 | 0,6 | -0,2 | 112,0 | 0,3 | 12,0 |
Acesso ao crédito | 91,2 | -5,4 | -0,3 | 89,7 | 0,4 | 10,7 |
Nível de Consumo Atual | 90,0 | -6,6 | 9,4 | 75,4 | -1,5 | 19,5 |
Perspectiva de Consumo | 118,6 | -1,0 | 14,9 | 102,2 | 0,2 | 19,0 |
Momento para Duráveis | 115,8 | -3,1 | -1,8 | 73,5 | -2,4 | 9,4 |
Índice | 113,2 | -1,5 | 1,8 | 98,1 | -0,4 | 11,4 |
Comparativo por renda
O indicador de consumo é maior nas famílias de maior renda. Entre os consumidores com renda até dez salários mínimos, a ICF é de 111,9 pontos, e nas famílias com ganhos superiores a dez salários mínimos, a intenção de consumo chega a 119 pontos.
Os aspectos de maior distinção entre as classes econômicas são nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para compras de bens duráveis, todos com pontuação mais elevada nas famílias de maior poder aquisitivo.
Assessoria de Imprensa:
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