Embaixador da República Dominicana visita Fecomércio PR

Além das praias paradisíacas, a República Dominicana é um excelente hub de negócios e produção da América Central, conforme destaca o embaixador Alejandro Arias Zarzuela

05/12/2019

Além das praias paradisíacas, a República Dominicana é um excelente hub de negócios e produção da América Central, conforme destacou o embaixador da República Dominicana em Brasília, Alejandro Arias Zarzuela, em visita à Fecomércio PR nesta segunda-feira (18).

Acompanhado do ministro-conselheiro da República Dominicana, Marino Castillo Lacay, o embaixador foi recepcionado pelo diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, e pelo vice-presidente da instituição, Paulo Nauiack. Também participaram da reunião empresários, representantes de instituições ligadas ao comércio, serviços e turismo e diretores da Fecomércio PR.

“É uma satisfação enorme receber representantes da República Dominicana aqui na Fecomércio PR pela primeira vez. Nossa Federação tem, em sua base, 63 sindicatos e representa quase 500 mil empresas dos setores de comércio, serviços e turismo. E acreditamos que podemos criar novas oportunidades de negócios entre empresários paranaenses e deste país caribenho, por isso convidamos empresários e representantes do setor produtivo para participar deste encontro”, disse Rui Lemes.

O embaixador agradeceu a oportunidade de colocar a República Dominicana na pauta de discussões da Fecomércio e disse acreditar que este é um momento propício para incrementar as relações bilaterais do país com o Brasil. “Acreditamos que a dinâmica que a Fecomércio tem desenvolvido no campo das relações internacionais é orientada ao modelo de integrar economias e comércios. Há muito espaço para iniciarmos uma agenda de colaboração com a Fecomércio e com o Paraná”, avaliou Zarzuela.

Rui Lemes realizou uma apresentação sobre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e do trabalho realizado pela Divisão de Relações Internacionais sob sua coordenação.

Na sequência, o embaixador apresentou dados econômicos sobre o país caribenho, que foi o ponto de chegada de Cristóvão Colombo, ao descobrir a América, em 1492. A República Dominicana vivencia um grande processo de expansão e teve crescimento médio de 5,4% do PIB nos últimos 25 anos. Somente em 2018, o PIB foi de 81 bilhões de dólares, com crescimento de 7%. No ano passado, as belas praias do país receberam 7,5 milhões de turistas – considerando com a população local é de 10,7 milhões de pessoas –, que movimentaram 7,4 bilhões de dólares.

Mas o grande destaque da República Dominicana é o hub de negócios da região, com fatores bastante atrativos para investimentos, tais como: posição geográfica privilegiada, logística avançada com 9 aeroportos internacionais e 12 portos marítimos, os incentivos fiscais fornecidos pelo governo local nas zonas francas industriais e a inserção econômica do país com acesso preferencial a 900 milhões de consumidores por meio de acordos e tratados de livre comércio.

Rui Lemes e Paulo Nauiack recepcionaram o embaixador da República Dominicana em Brasília, Alejandro Arias Zarzuela, e o ministro conselheiro, Marino Castillo Lacay. Foto: Ivo Lima

Publicado por Karla Santin

05/12/2019 às 01:48