Comércio paranaense deve abrir mais de 5 mil vagas temporárias até o fim do ano

Sondagem da Fecomércio PR mostra que 17% das empresas pretendem contratar

30/10/2018

A abertura de vagas temporárias deve aumentar neste fim de ano. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) identificou que 17% das empresas dos setores de comércio e serviços do estado devem contratar trabalhadores temporários, o que deve gerar mais de 5 mil vagas temporárias no Paraná.

É a maior projeção de contratação dos últimos três anos. Em 2017, a pretensão de vagas temporárias era de 13,6%; em 2016 foi de 16,1%, e em 2015, de 14,5%.

O comércio concentra 18,8% das respostas positivas, enquanto o setor de serviços, 13%.

As contratações vão se concentrar na função de vendedor, com 49%, para dar conta do fluxo adicional de consumidores durante o Natal e festas de fim de ano.  Também devem ser criadas vagas temporárias para atendente geral (12,6%), estoquista (9,8%) e caixa (9,8%).

Boa parte das vagas temporárias vão se transformar em empregos efetivos para 2019, visto que 70% das empresas participantes da sondagem da Fecomércio PR relatam que permanecerão com os funcionários temporários. Outros 13% não descartam a possibilidade de efetivação, mas ainda não se decidiram, e apenas 17% disseram não haver chances de efetivação.

Número de vagas

A maioria das empresas (49,2%) irá contratar apenas um funcionário. Os estabelecimentos que planejam contratar até cinco colaboradores correspondem a 23,7% e os que pretendem contratar de seis e dez funcionários, 3,4%. As empresas que abrirão mais de dez vagas somam 5,1%. Ainda há 18,6% dos gestores que não definiram o número de vagas temporárias.

Assessoria de imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3304-2072