59,3% dos empresários de comércio, serviços e turismo estão otimistas para o 2º semestre

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) aponta que 59,3% dos empresários do estado possuem expectativa favorável para este segundo semestre. O estudo, que mede a previsão de faturamento das empresas, não apontava nível de expectativa favorável […]

31/07/2019

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) aponta que 59,3% dos empresários do estado possuem expectativa favorável para este segundo semestre. O estudo, que mede a previsão de faturamento das empresas, não apontava nível de expectativa favorável tão expressivo para um 2º semestre desde 2011, quando o índice foi de 71%.

Nas edições anteriores, referentes ao 1º semestre de 2019, o percentual de expectativa favorável foi de 73,2%, e para o 2º semestre de 2018 havia sido de 51,8%.

Ainda que o segundo semestre conte com mais datas comemorativas que motivam o consumo, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além do pagamento de 13º salário, a confiança empresarial em 2019 foi mais alta no início do ano, pois refletia um momento de expectativa por mudanças no campo político, em função do pleito eleitoral que acabara de acontecer. A pesquisa atual traduz algumas frustrações do empresariado, que ainda não tem vislumbrado efetiva melhora do contexto macroeconômico do país.

Mesmo com a maioria dos empresários se sentindo mais segura, 19,4% dos entrevistados pela Fecomércio PR estão com expectativa desfavorável para o 2º semestre, o que representa uma piora de 14,5 pontos percentuais em relação ao semestre anterior, em que o nível de expectativas desfavoráveis atingia apenas 4,9% dos empresários.

Outros 17% dos gestores de empreendimentos do comércio de bens, serviços e turismo mostram incerteza em relação ao futuro e ainda não possuem uma opinião definida para os próximos meses.  Já os empresários que têm expectativa indiferente, ou seja, que acreditam que o próximo semestre não será nem melhor nem pior, correspondem a 4,3%.

Comércio X Serviços X Turismo

Dentre os três setores representados pela Fecomércio PR, os empresários que atuam no turismo são os mais otimistas, com 76,4%. Este foi o único segmento a apresentar crescimento com relação ao 1º semestre, quando o percentual de confiança foi de 74,1%.

O comércio varejista conta com 54,3% dos empresários otimistas, sendo que na pesquisa anterior eram 76,4%. Já o setor de serviços possui 59% dos empresários confiantes, ante 67,1% no 1º semestre.

Quadro funcional

A pesquisa aponta que 68,3% dos empresários pretendem manter o quadro funcional, sendo que o resultado do semestre anterior foi de 63,1%. Os gestores que intencionam abrir novos postos de trabalho são 16,8%, o que representa queda de quase 10 pontos percentuais em relação aos 26,6% do 1º semestre. Os que pretendem reduzir o número de funcionários são 13,3%, contra 5,9% na pesquisa anterior. Os que ainda não tomaram uma decisão sobre o quadro funcional somam 1,5% contra 4,4% da edição anterior.

A maioria dos gestores (64,9%) está satisfeita com sua equipe de colaboradores, sendo que 9,3% a considera excelente, 15,6% muito satisfatória e 40,0% satisfatória. Outros 32,5% acreditam que precisam desenvolver melhor seu time. Já 1,7% não souberam/não quiseram responder e 0,9% relataram não ter funcionários.

Investimentos

Entre os empresários pesquisados, 33,8% pretendem investir nos negócios neste semestre. Na pesquisa relativa ao 1º semestre deste ano, o indicador de propensão aos investimentos havia sido de 39% e para o 2º semestre de 2018, 26,9%. Os que não pretendem investir somam 54,4%, e 11,8% ainda não decidiram. Os principais pontos de investimentos são reforma e modernização, capacitação dos colaboradores e publicidade.

Dificuldades previstas para o 2º semestre/2019

As principais barreiras para o desenvolvimento da atividade empresarial mencionadas pelos empresários paranaenses foram a instabilidade econômica, que aumentou 5,6 pontos percentuais em relação ao 1º semestre. Outras dificuldades mencionadas foram a carga tributária elevada, clientes descapitalizados e custo das mercadorias.

Análise regional

Todas as regiões se mostram menos otimistas do que na edição anterior da pesquisa. O maior nível de expectativas favoráveis está entre as empresas de Ponta Grossa, onde 64% acreditam que o 2º semestre será positivo, seguida por Curitiba e Região Metropolitana, em que o otimismo abrange 63,4% dos empresários.

Em Maringá o nível de confiança é de 57,7%. Na região Sudoeste e em Londrina as opiniões favoráveis correspondem a 57,4%. Por último, mas com percentual de otimismo bastante similar, está a Região Oeste, com 57,1%.

Metodologia

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio do Paraná, realizada semestralmente desde 2001 pela Fecomércio PR, está na 36ª edição. O levantamento contou com a participação de 544 empresas do comércio, serviços e turismo das principais regiões do estado do Paraná. A aplicação do questionário ocorreu no período de 3 de junho a 19 de julho de 2019. Foram ouvidos empresários dos setores do comércio varejista, prestadores de serviços e ramos do turismo filiados à Fecomércio PR.

Assessoria e informações para a Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br – (41) 3304-2072

31/07/2019 às 16:32