A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promove no dia 4 de março o 1º Simpósio Estadual de Justiça, Ética e Compliance, com palestra magna do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador geral da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, que vai falar sobre “Aspectos Comportamentais do Compliance”.

As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas online pelo site http://abre.ai/simposio_paranaense.

O objetivo do evento é sensibilizar e capacitar os profissionais dos setores público e privado, tais como funcionários das Secretarias de Estado do Paraná, empresários, sociedade civil e o público acadêmico sobre a importância da ética, da justiça, da integridade, da governança e do compliance. “Vamos integrar os profissionais que atuam nas diferentes áreas e instâncias, visando criar estratégias de maior atuação preventiva, disciplinar e de auxílio à repressão pelos órgãos de investigação e de persecução”, explicou o delegado federal e chefe do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi.

O evento recebe o apoio institucional do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e será realizado das 9h às 19h30, no auditório do Sesc da Esquina (na rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês).

Programação – O primeiro painel começa às 9h e se estenderá por toda a manhã, debatendo “Compliance, Anticorrupção, Investigações e Cooperação”, com mediação de Felipe Eduardo Hideo Hayashi (delegado federal integrante da equipe original da Operação Lava Jato e atual chefe do Departamento de Justiça do da Sejuf) e participação de Luciano Flores de Lima (Superintendente da Polícia Federal no Paraná), Carlos Fernando dos Santos Lima (procurador da República, membro das Força-Tarefa Lava Jato e Banestado) e Carlos Ayres (professor dos cursos de Compliance, Direito Penal Empresarial e Direito Administrativo na FGVLaw).

Às 11h45, terá palavra o secretário da Justiça, Família e trabalho, Ney Leprevost.

No segundo painel, que começa às 13h30, será abordado o tema “Ética e Proteção de Dados – Acesso à Informação Pública versus Proteção de Dados”, com mediação de Luiz Gustavo Gomes Andrioli (secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná e presidente da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná), com a participação de Pedro Carmona Gallego (Celepar), Cristiano Lisboa Yazbek (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT) eo advogado e parecerista Rodrigo Pironti Aguirre de Castro.

Às 16h, o terceiro painel abordará “Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno), com mediação de Rodrigo Schmidt (coordenador de Compliance e assessor de Relações Internacionais da Fecomércio e Presidente da APAEx), com participação de Raul Siqueira (Controlador-Geral do Estado do Paraná), Vicente Loiácono Neto (diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel) e Rita de Cássia Gorny Becher (gerente de Governança, Risco e Compliance da Sanepar).

Às 18h30, o procurador da República e coordenador geral da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, profere a Palestra Magna “Aspectos Comportamentais do Compliance”.

Realização – O 1º Simpósio Estadual de Justiça, Ética e Compliance é realizado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, juntamente com  a Escola de Educação em Direitos Humanos, a Escola de Gestão/SEAP e a Controladoria-Geral do Estado do Paraná.

Patrocinado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o evento tem apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Sanepar, Copel, Celepar e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.