Vendas do comércio aumentam 7,39% no 1º bimestre

Pesquisa da Fecomércio PR mostra início de ano promissor para o varejo paranaense

11/04/2014

Em fevereiro de 2014, sem o carnaval no calendário, e com 24 dias úteis, as vendas no Paraná superaram igual período de 2013 em 7,39%. Já na comparação com o mês anterior, janeiro, as vendas tiveram queda de 6,54%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR).

Apesar disso, no primeiro bimestre do ano houve expansão de 5,17% nas vendas em relação a igual período de 2013, motivada, em parte, pelo maior número de dias úteis – 50 dias em 2014 frente a 47,5 em 2013.

Os empresários se preparam para um ano aparentemente promissor. A pesquisa registrou alta de 10,87% na composição dos estoques em relação a fevereiro do ano passado. Este foi um mês de compras para setores como calçados, vestuário, tecidos, óticas e materiais de construção, interessados em trazer novidades para os clientes.

O primeiro bimestre caracteriza-se pela ação de dois fatores que condicionam o desempenho do varejo: de um lado, é um período marcado pelas liquidações de grandes redes; por outro, o orçamento familiar está comprometido com despesas sazonais, como IPTU, IPVA, seguro obrigatório e gastos escolares. É importante destacar o aumento gradual de consumidores que optam por efetuar compras de bens de maior valor após o Natal, nas promoções em janeiro e fevereiro.

Outra característica do período foi a demanda sazonal típica de verão, estimulada pelo calor intenso em todo o país, que além dos artigos de praia em geral, incentivou a comercialização de equipamentos de ventilação e ar-condicionado.

Os melhores rendimentos do bimestre foram contabilizados pelo ramo de óticas (22,55%), combustíveis (22,42%), autopeças (12,11%) e supermercados (9,73%). Na variação mensal, as lojas de calçados e as farmácias tiveram aumento mais expressivo nas vendas de fevereiro em relação a janeiro, com 14,48% e 11,34%, respectivamente.

Desempenho regional

Na análise regional, a região Oeste, que compreende os municípios de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, obteve o maior crescimento do bimestre, com elevação de 9,69% nas vendas. Na sequência, vêm Curitiba e Região Metropolitana, com alta de 4,4%, e Foz do Iguaçu, com 7,03%.

Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – karla@pr.senac.br