VarejoMAIS faz balanço de 2013 durante evento nesta quinta, dia 28, em Curitiba

Sessenta e oito empresários das cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava têm encontro marcado nesta quinta-feira, dia 28, às 19 horas, no auditório do Sebrae/PR, na Capital. Na oportunidade, será realizada a cerimônia de encerramento da edição 2013 do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, uma parceria de sucesso entre o Sebrae/PR e […]

28/11/2013

Sessenta e oito empresários das cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava têm encontro marcado nesta quinta-feira, dia 28, às 19 horas, no auditório do Sebrae/PR, na Capital. Na oportunidade, será realizada a cerimônia de encerramento da edição 2013 do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, uma parceria de sucesso entre o Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, para aprimorar a gestão de negócios no varejo.

O evento, que servirá como um balanço das principais ações e atividades realizadas neste ano pelos empresários, também será palco da entrega do Prêmio O Melhor do Varejo Mais, criado para reconhecer as empresas que se destacaram na aplicação das soluções oferecidas pelo Programa em seus negócios. Serão seis vencedores, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação, dois de cada cidade participante.

“O VarejoMAIS é um Programa com diversas fases, que visa a evolução da empresa ao longo de sua realização. Para medir essa evolução fazemos dois diagnósticos, um no início, que vai apontar quais pontos devem ser melhorados, e outro no final. A premiação visa reconhecer os empreendimentos que se destacaram durante todo o processo”, afirma a consultora do Sebrae/PR e gestora do Programa em Curitiba, Fernanda Pesarini.

A primeira categoria, Loja Revelação, vai indicar a empresa com melhor desempenho na comparação entre um diagnóstico e outro. A segunda, Loja Referência, é destinada às empresas que já demonstraram um nível elevado de gestão no início do Programa e que, com a aplicação da ferramenta, conseguiram crescer ainda mais.

Em todo o Paraná, 177 empresas, de oito cidades participaram do Programa, com capacitações nas áreas de planejamento estratégico, gestão de visual de loja, gestão financeira e profissionalização nas vendas. Em Curitiba, 29 micro e pequenos negócios foram beneficiados pelo VarejoMAIS e as melhorias já podem ser notadas.

“Trata-se de uma solução que oferece resultados efetivos. Muitas empresas já começaram a aplicar as sugestões dos consultores e iniciaram mudanças na estrutura física das lojas, com reformas no layout interno e fachada, por exemplo. Houve também casos de empresários que trabalharam a capacitação dos seus colaboradores ou funcionários”, contabiliza Fernanda Pesarini.

Em Ponta Grossa, a oitava edição do VarejoMAIS foi lançada com a adesão de 18 empresas de diferentes segmentos, incluindo lojas de decoração, bijuterias, confecções, entre outros. Já em Guarapuava, foram 21 empresas participantes em 2013. A consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, explica que neste ano houve mais envolvimento dos participantes ao Programa.

“Por ser um grupo seleto acredito que eles conseguiram absorver melhor o conteúdo e foram mais parceiros uns com os outros. Certamente, todos foram beneficiados pois o Programa foca o comércio com soluções pontuais, com a análise do antes e do depois, com indicadores que mostram a evolução das empresas”, avalia.

Melhor desempenho

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, reforça que a importância do VarejoMAIS está expressa no melhor desempenho do comércio paranaense. “O aprimoramento dos sistemas gerenciais e a qualificação do pessoal de vendas levam ao aperfeiçoamento da atividade comercial”, assinala ele, que credita ao VarejoMAIS o bom desempenho do comércio no Paraná. “Não é à toa que o nosso índice de falências não passa da metade do índice nacional. É resultado do trabalho permanente realizado pelo VarejoMAIS, um programa que já qualificou mais de 8 mil empresas e 18 mil empreendedores”, explica Darci Piana.

Para o coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, “as pequenas empresas que participam do VarejoMAIS melhoram a gestão empresarial, pois passam a implantar estratégias diferentes, em ações de marketing ou mudança do layout da loja, por exemplo, que resultam no aumento das vendas. Com informações, os empresários têm condições de tomar decisões mais assertivas”, avalia. Dalquano Junior ainda destaca a oportunidade dos empresários participarem de missões técnicas, realizadas como complemento à proposta do VarejoMAIS, para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer as estratégias de vendas e posicionamento de mercado de empresas do setor, localizadas em centros-referência como Curitiba, São Paulo e Nova York.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias PR

28/11/2013 às 17:12