Varejo paranaense apresenta alta nas vendas de outubro

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgou os resultados da Pesquisa Conjuntural do Comércio realizada mensalmente pela entidade. Os dados apontam que as vendas do varejo no estado tiveram expansão em comparação aos três indicadores de referência. Em outubro, houve um acréscimo de 7,01% em relação ao mês […]

18/12/2014

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgou os resultados da Pesquisa Conjuntural do Comércio realizada mensalmente pela entidade. Os dados apontam que as vendas do varejo no estado tiveram expansão em comparação aos três indicadores de referência. Em outubro, houve um acréscimo de 7,01% em relação ao mês de setembro, já comparado ao mesmo período do ano anterior o aumento foi de 3,52%, e no acumulado do ano, um incremento de 1,69%.

O movimento do Dia das Crianças, data na qual ocorre tradicionalmente um acréscimo nas vendas do varejo, foi um dos fatores que podem ter influenciado nessa expansão, ao lado do menor número de dias úteis comparados ao mês de setembro: 25 contra 27 dias em outubro.

A expansão das vendas das lojas de departamentos manteve alta comparada ao mês de setembro (18,62%), a outubro de 2013 (17,43%) e no acumulado do ano (7,24%). Os ramos de combustíveis e lubrificantes tiveram um bom desempenho em comparação ao mesmo período do ano anterior, com 20,57%, e no acumulado do ano, com 14,84%. Já o destaque de outubro sobre o mês de setembro, foi para o ramo de óticas-cine-foto-som com 25,65%.

O ramo de materiais de construção cresceu bem em outubro, com 11,99%, sinalizando a demanda sazonal de final de ano. Os preços de derivados de petróleo não foram totalmente atualizados, apesar de um primeiro aumento em novembro.

Vale ressaltar que neste ano, ocorreu uma queda nas vendas de ramos com grande efeito multiplicador, que relacionam emprego, renda e financiamento, como é o caso das Concessionárias de Veículos, com baixa de -13,78% no acumulado do ano.

Dados Regionais

Todas as regiões obtiveram alta nas vendas com relação ao mês anterior. Curitiba e Região Metropolitana (7,55%), Londrina (7,01%), Maringá (5,86%), região Oeste (5,48%), Ponta Grossa (4%), Sudoeste (6,72%), e Litoral (10,35%).

Com relação a outubro de 2013, Curitiba apontou alta de 7,42%, Maringá, de 0,56%, região Oeste, de 7,82%, e Sudoeste, 0,01%. Já as cidades de Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa apresentaram queda nas vendas com (-6,52%), (-6,57%) e (-6,18%), respectivamente.

No acumulado do ano, o cenário muda. Com aumento no faturamento apenas na capital (3,35%), região Oeste (6,32%) e Maringá (0,28%) as demais apresentam um cenário negativo em 2014.

Sobre a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR

A Pesquisa Conjuntural do Comércio é desenvolvida pelo setor de pesquisas da Fecomércio PR e faz um levantamento mensal das vendas, formação de estoque, folha de pagamento e nível de emprego. São analisados 12 ramos comerciais: autopeças e acessórios; calçados; combustíveis e lubrificantes; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; livrarias e papelarias; lojas de departamentos; móveis decorações e utilidades domésticas; materiais de construção; óticas e cine-foto-som; supermercados e vestuário e tecidos.

A amostra é composta por aproximadamente 1.600 empresas de várias regiões do Estado: Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Região Oeste (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu), Região Sudoeste (Pato Branco e Francisco Beltrão) e Paranaguá e região, esta última em fase de implantação.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

18/12/2014 às 17:32