Smart City debate prosperidade, qualidade de vida e sustentabilidade das cidades

Na quarta-feira (20), o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participou de debate entre executivos de empresas e entidades sobre prosperidade, qualidade de vida e sustentabilidade das cidades. A discussão fez parte da programação oficial do Smart City Business, evento internacional que ocorreu em Curitiba de 19 a 21 de maio. Além […]

22/05/2015

Além do presidente da Fecomércio PR, participaram do debate o VP sênior da Basf do Brasil, Antonio Lacerda; o CEO da Landys-Gyr América do Sul, Marcelo Machado; o presidente da HDA Iluminação LED, Valdinei Antonio; e o presidente da Furukawa do Brasil, Foad Shaikzadeh.

Com mediação do arquiteto e planejador urbano da ONU – Habitat, Claudio Acioly Jr., os debatedores falaram sobre as condições básicas necessárias para que as cidades produzam riqueza, inovações e desenvolvimento social, com qualidade de vida e equidade na acessibilidade aos serviços públicos, educação, oportunidade de emprego e geração de renda. Foram abordadas ainda as dificuldades na execução de projetos em parceria com o setor público e o que é necessário mudar para que o setor privado possa trabalhar com os governos locais em prol das cidades prósperas. Os participantes também citaram exemplos de projetos bem-sucedidos implementados em municípios brasileiros.

Um dos exemplos citados pelo presidente Piana de parceria público-privada foi a revitalização dos espaços comerciais no entorno do Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba. Realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com o Sebrae PR e com a prefeitura do município, o projeto tem sido replicado no interior do estado e em outras cidades do país. “Temos uma responsabilidade enorme nos empregos que representamos, aproximadamente dois milhões em todo o estado. Por isso, uma de nossas reponsabilidades é dar suporte aos empresários para que seus negócios sejam prósperos e sustentáveis”, avaliou Piana.

Na visão do presidente da Furukawa do Brasil, Foad Shaikzadeh, o grande segredo para a construção de cidades inteligentes é não olhar uma necessidade a curto prazo, mas como ela pode ser gerida no futuro. “A resposta para as indagações está na palavra conhecimento. Difundir o conhecimento para a população como um todo e, em cima desse conhecimento, construir as bases de uma sociedade é o que vai garantir cidades organizadas, limpas e preparadas para o futuro. Acredito que o conhecimento nos ajuda a fazer as melhores escolhas a médio, curto e longo prazo.” De acordo com Shaikzadeh, o principal desafio na busca por cidades inteligentes é o orçamento dessas cidades. “O poder público não tem a capacidade financeira de atender o que se necessita a médio, curto e longo prazo. E aí o que acontece? Acaba se desenhando uma colcha de retalhos de várias soluções de curto prazo, que inviabilizam se construir uma base para o futuro”, colocou.

Ao fim do debate, o mediador apresentou um resumo das principais ideias expostas pelos debatedores. Entre as sugestões propostas para a construção de cidades inteligentes, Acioly Jr. Destacou a construção de redes inteligentes e uma legislação mais compatível com as necessidades atuais.

Debate Smart City

Da esquerda para a direita, o arquiteto e planejador urbano da ONU – Habitat, Claudio Acioly Jr., mediador do debate; o VP sênior da Basf do Brasil, Antonio Lacerda; o CEO da Landys-Gyr América do Sul, Marcelo Machado; o presidente da HDA Iluminação LED, Valdinei Antonio; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e o presidente da Furukawa do Brasil, Foad Shaikzadeh

22/05/2015 às 17:40