NOTÍCIAS

Sistema Fecomércio PR participa de comemorações aos 100 anos da Tchecoslováquia

O Sesc da Esquina sediou nesta quarta-feira (21) importantes eventos em comemoração aos 100 anos de formação da Tchecoslováquia. Em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário em Curitiba, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR participou das ações em celebração à data que que também marca os 50 […]

27/11/2018

Durante as comemorações, o presidente do Sistema Fecomércio e Cônsul Honorário da
República Tcheca no Paraná, Darci Piana, a Cônsul Geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, e a coordenadora do prêmio “Lidice” no Brasil Maria Luiza de Camargo, entregaram o certificado do Concurso “Lidice” para a curitibana Mariana de Paula Brozoski

O Sesc da Esquina sediou nesta quarta-feira (21) importantes eventos em comemoração aos 100 anos de formação da Tchecoslováquia. Em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário em Curitiba, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR participou das ações em celebração à data que que também marca os 50 anos da Primavera de Praga.

O primeiro ato das comemorações foi a entrega do certificado do Concurso Internacional Infantil de Artes Plásticas “Lidice” para a curitibana Mariana de Paula Brozoski, de 15 anos, aluna do Centro Juvenil de Artes Plásticas de Curitiba. O concurso homenageia anualmente as 82 crianças mortas em 1942 na cidade Tcheca de Lídice durante o período nazista. A entrega foi feita pelo presidente do Sistema Fecomércio e cônsul honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana e pela cônsul geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, com a participação da coordenadora do projeto Tragédia de Lídice, Maria Luíza Balina.

“É uma honra para nós a realização desse evento em Curitiba. República Tcheca e Eslováquia, países que se originaram da Tchecoslováquia, se reuniram neste ano e estão realizando eventos em diferentes países ao redor do mundo. A entrega desse certificado também marca parte de nossa história”, declarou a cônsul Pavla.

Logo após, o diretor de turismo da República Tcheca no Brasil, Luiz Fernando Destro, fez uma apresentação turística e cultural do país, mostrando todos os diferenciais oferecidos aos visitantes, como as lindas paisagens, os muitos castelos e construções de diferentes séculos que se mantém em excelente conservação.

Os convidados puderam visitar ainda a exposição “Turismo na República Tcheca”, no terceiro andar do Sesc da Esquina, que convida o público a conhecer mais sobre o país, situado no coração da Europa, presente na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

“A República Tcheca nos oferece infinitas possibilidades de turismo. É um lindo país ainda pouco explorado pelos brasileiros que vão à Europa. Temos certeza de que essa exposição e a aproximação com o consulado irá ampliar a divulgação dessa cultura e gerar também bons negócios entre o Paraná e a República Tcheca”, afirmou o presidente da Fecomércio PR e cônsul honorário, Darci Piana.

A exposição “Turismo na República Tcheca” ficará disponível no terceiro andar do Sesc da Esquina até o dia 12 de dezembro

O último evento da noite foi a apresentação da peça teatral “Birds in the House”, encenada no Teatro Sesc da Esquina e inspirada em diversos textos curtos de Franz Kafka, que de forma imaginária aborda o desejo humano de liberdade e o encontro de si mesmo como o principal objeto desse desejo.

Estiveram presentes nos eventos o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauiack, o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, a diretora da Câmara da Mulher Empreendedora de Curitiba, Luciana Burco Maciel, a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri, o presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP), Eduardo Guimarães, o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves, o cônsul honorário da República Tcheca em Blumenau, Rafael Thales de Freitas, o cônsul geral da Argentina, Pedro Marotta, o presidente da Associação de Agências de Viagem do Paraná, Antônio Azevedo, o presidente da Associação Paranaense de Imprensa, Rafael de Rala, demais representantes do Consulado da República Tcheca em São Paulo, do Corpo Consular e convidados.

Museu Paranaense

O Museu Paranaense também é parceiro nessa iniciativa. Nesta quinta-feira (22), às 19h, acontece a cerimônia de inauguração da exibição da pintura “Vladimír e Karla Kozák”, com índios Kamayurá no Rio Xingu (1952). Reprodução de original que está atualmente na Prefeitura de Bystřice Pod Hostýnem, na República Tcheca, cidade natal da família Kozák. Às 19h30 será exibido o documentário o “O Homem do Quadro”, da série “Passos Tchecos” da TV da República Tcheca (52min, 2015) com a direção de Vladimír Šimek.

Publicado por admin

27/11/2018 às 15:02

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.