NOTÍCIAS

Sistema Fecomércio PR e parceiros encerram ciclo do VarejoMais e inauguram minimercado modelo na Universidade Positivo

O varejo em alta! Com esse viés, duas iniciativas de sucesso na área varejista com governança do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e do Sebrae/PR foram realizadas na noite de anteontem (26), no campus da Universidade Positivo. O primeiro deles foi o encerramento e premiação do 9º ciclo do programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais […]

28/11/2014

O varejo em alta! Com esse viés, duas iniciativas de sucesso na área varejista com governança do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e do Sebrae/PR foram realizadas na noite de anteontem (26), no campus da Universidade Positivo. O primeiro deles foi o encerramento e premiação do 9º ciclo do programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade de empresas de Curitiba e Paranaguá, e também a inauguração do Laboratório de Varejo Loja Modelo, uma iniciativa conjunta com a Universidade Positivo, o Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná (Sinca PR), e da Rede Condor.

VarejoMais
Empresários da Região Leste do estado, de Curitiba e Região Metropolitana e do litoral paranaense participantes da 9ª edição do Programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade, promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com o Sebrae/PR compareceram ao evento da noite de ontem para o encerramento do ciclo. Na programação, o público assistiu a palestra “A arte de empreender” com o Circo Vox, de São Paulo, além de conhecer os destaques do varejo nas categorias Loja Revelação e Loja Referência.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Pana, prestigiou o evento e lembrou do início do programa no Paraná que em 2015 completa dez anos de parceria. “Esse projeto começou quando eu era presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, onde a ideia inicial era dar sustentabilidade às empresas do comércio de bens, serviços e turismo. A parceria com Sebrae veio para completar e consolidar essa ideia, na qual o Senac ficaria a cargo da qualificação de mão de obra e o Sebrae com a gestão. No primeiro ano tivemos que ir atrás desses empresários, hoje, quase dez anos depois, temos fila de espera e já ultrapassamos o número de dez mil empresas atendidas”, reforçou.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioquetta, ressaltou a importância do programa e da parceria, que neste 9º ciclo atendeu 32 municípios do estado, cujos encerramentos e premiações serão realizados de novembro a dezembro deste ano. “Fechamos esse ciclo com grande sucesso. Temos um número muito grande de empresas interessadas em participar do programa e isso tudo graças ao trabalho e o envolvimento dos parceiros do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e sindicatos filiados. Vale ressaltar que essa é apenas uma das parcerias firmadas com o Sistema na área do varejo, que tem 125 mil empresas atendidas em diversos programas e parcerias como as Missões Empresariais do Comércio, o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, entre outros que promovem a gestão para a competitividade, liderança, educação empresarial, entre outras contribuições ao empresariado”, reiterou.

Participante do 9º ciclo do VarejoMais, a empresária da Panificadora e Mercearia Charmoni, de Paranaguá, Valquíria Moura levou para casa o troféu de campeã na categoria loja Revelação e também foi contemplada com uma bolsa de estudos integral ofertada pela Universidade Positivo, no novo curso de MBA em Varejo e Administração de Shopping Center lançado pela instituição durante o evento. De acordo com ela, a empresa tem 28 anos de atividade e foi comandada boa parte do tempo pelo marido, Edval Severino Moura, enquanto ela atuava como contadora. Há três anos a empresa passou a ser dirigida pelos dois com o auxílio da filha, Muriel, que trouxe um novo olhar para a empresa familiar. “Foi uma experiência ótima participar do VarejoMais. Considero que o programa trouxe um capital intelectual para a nossa empresa, que faz com que nós não desistamos dos nossos sonhos e objetivos. A conhecimento é a melhor forma de administrar uma empresa”, disse.

Laboratório de Varejo Loja Modelo

Após o encerramento do 9º Ciclo do VarejoMais os convidados se dirigiram ao Laboratório de Varejo – Loja Modelo, que foi inaugurado pelos parceiros da iniciativa: Universidade Positivo, Sistema Fecomércio PR, Sebrae/PR, Sinca PR e Rede Condor. Na ocasião, foi assinado o convênio de cooperação entre os parceiros, descerrada a placa e a fita inaugural. O diretor da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, Rogério Mainardes, disse que o início da atividade dentro da UP foi para suprir uma necessidade de contar histórias reais e de empreendedorismo aos alunos da instituição. “Precisamos de pessoas com talento. A criação dessa Escola de Comunicação e Negócios dentro da Universidade Positivo é fazer uma ponte entre os nossos alunos e o mercado fora do âmbito acadêmico. Esse espaço começa como um minimercado modelo, mas é modular, mais para frente pode passar a trabalhar com outros ramos do varejo de forma permanente e trazendo inovações do que há de mais atual no meio varejista”, explicou.

O presidente do Sinca PR, Paulo Herminio Pennachi, falou sobre a experiência da loja modelo implantada em agosto em parceria com o Sistema Fecomércio PR e o Sebrae durante a ABAD 2014 – 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, realizada em Curitiba. Para ele, o resultado positivo obtido de forma experimental foi disseminado e chegou ao ambiente acadêmico e que contribuirá para a sobrevivência e modernização do pequeno varejo ou varejo de vizinhança – lojas com até quatro check outs e que representam 80% dos clientes dos atacadistas e distribuidores do estado. “Durante os dias de feira tivemos a oportunidade de implantar uma loja nos mesmos moldes para atender a esse público, que para nós atacadistas, é essencial para a manutenção dos nossos negócios. Na ocasião, coube ao Sebrae o conhecimento e aparato técnico, com seu grupo de consultores especialistas em varejo e gestão e, ao Sistema Fecomércio, colaborar com toda a estrutura e também oferecer aos alunos do curso de Aprendizagem Profissional, uma visita técnica guiada, onde puderam colocar  em prática o conhecimento teórico tão bem abordado pelo Senac”, enfatizou.

O diretor administrativo da Rede Condor, Wanclei Said, ao lado das diretoras da Rede, Sandra e Andrea Zonta, representou o presidente e fundador da rede Condor, Pedro Joanir Zonta. Na ocasião, Said agradeceu a equipe envolvida no projeto e comentou sobre a experiência empreendedora de Zonta que iniciou a sua empresa num espaço de 100m² e cinco funcionários, e que hoje soma 39 lojas, mais 11 mil funcionários e completa 40 anos de fundação. “O projeto lançado hoje é um convite para novos talentos profissionais e empreendedores, pois se cria uma ponte entre o estudante e o profissional com a empresa,com todo o aparato que a universidade proporciona, junto à experiência e expertise das empresas”, ponderou.

Vale ressaltar que o laboratório implantando na Universidade Positivo também atenderá mensalmente os alunos do curso de Aprendizagem Profissional do Senac, com carga horária de até 20 horas/mês.

Autoridades presentes

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio; o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning; a gerente executiva do Senac Curitiba, Daniela Rosa de Lelis Oliveira – representando o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier; o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cesar Agostini; o diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, José Gava Neto; o gerente regional do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos; o gerente da unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo; o assessor da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; a coordenadora do Núcleo de Estudos e Laboratório de Varejo da UP, Fabíola Paes; o presidente do Sindifarma Curitiba, Edenir Zandoná, consultores e gestores do Sebrae/PR, diretores da Rede Condor, de empresas parceiras do projeto, entre outras autoridades prestigiaram os eventos.

Publicado por admin

28/11/2014 às 17:45

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.