Sindicatos de Londrina promovem posse festiva

Cercados por integrantes, colaboradores e parceiros, cinco sindicatos patronais realizaram a transmissão de posse de suas diretorias executivas na última terça-feira (27), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval). Com a presença de mais de 100 pessoas, o anfitrião Sincoval, o Sindicato dos Corretores de Café (Sincafé), o Sindicato dos […]

02/03/2018

Com a presença de mais de 100 pessoas, o anfitrião Sincoval, o Sindicato dos Corretores de Café (Sincafé), o Sindicato dos Salões de Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Paraná (Sincap), o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Londrina (Sinfarlon) e o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná (Sindióptica Paraná) empossaram seus presidentes em uma cerimônia festiva.

O evento contou as presenças do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; do vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; do secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, representando o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; do Tenente Coronel Sandro Alberto Segovia, do 5º Batalhão da Polícia Militar; do consultor do Sebrae Regional Norte, Rubens Negrão; do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon), Geraldo Sapateiro; de Amilton Rodrigues, representando o Sindicato Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR); de Idenildo Dias Alves, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina e região (Sinttrol); de Angêlo Pamplona, representando o Grupo Gestor da “Nova Sergipe” e Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); do Tenente do Corpo de Bombeiros, Comandante Major Ezequias de Paula Natal, e do presidente do Rotary Club, Marcelo da Silva Pívaro.

Em seu discurso, o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, ressaltou a importância da união dos sindicatos a partir das mudanças que o país vem sofrendo. “A Fecomércio PR foi a favor da Reforma Trabalhista, sancionada em 2017. Foi a partir desta reforma que o relacionamento entre empregador e empregado pode evoluir. Ela possibilita, por exemplo, que o acordado entre as partes prevaleça sobre o legislado, ou seja, esta mudança proporciona ganhos para ambas as partes. Mas com a implantação da Reforma trabalhista veio também o fim da contribuição sindical, o que a Fecomércio enxerga como um trampolim para o fortalecimento dos sindicatos. A união é necessária entre o empresário e o trabalhador e também entre as entidades sindicais. E foi o que eu vi aqui hoje”, afirmou.

Outra autoridade que se mostrou vibrante com as mudanças que o Brasil vem registrando é o novo presidente do Sincoval, Ovhanes Gava. “Vivenciando o sindicato como gestor, percebo que os interesses comuns das relações de trabalho ultrapassam o relacionamento empregador e empregado. Estamos escrevendo uma nova história pós-reforma trabalhista e é tempo de inovar e de nos unirmos. É o que faremos aqui”.

O presidente do Sincafé, Joselito Soncela, abordou a necessidade do fortalecimento da representatividade dos sindicatos perante a sociedade. “A união dos sindicatos é o caminho. Precisamos aprimorar a cada dia nosso sistema de trabalho, mostrando para o associado que somos a sua voz e que perante tantas mudanças, o sindicato, mais do que nunca, é essencial para sua atividade comercial”. Já o presidente do Sincap, Antônio Carlos Parieti, reconduzido ao cargo, acredita que 2018 será um ano promissor para os sindicatos de todo o país. “É um momento de mudança, de transição, não somente nos sindicatos, mas no país. E os sindicatos têm de acompanhar a evolução. Nos unirmos é a principal ação em prol do sindicalizado”. O presidente do Sinfarlon salientou que pretende fortalecer o sindicato através de seus próprios associados, promovendo cada vez mais convenções coletivas, disponibilizando atendimento e assessoria. “Nossa diretriz é promover cada vez mais o associado, através da participação dele em nossa sigla”.

Para completar os discursos da posse festiva, o presidente do Sindióptica, que também é diretor para assuntos sindicais da Fecomércio PR, José Alberto Pereira, falou sobre a mudança no entendimento dos empresários no que diz respeito a importância do movimento sindical. “A economia de Londrina e Região gira em torno do comércio e da prestação de serviços. A maior parte do nosso Produto Interno Bruto vem das atividades comerciais e os sindicatos são quem dão suporte para as relações entre empresário, empregado e até entre o consumidor. Se deparando com as mudanças na esfera do mundo do trabalho, o empresário perceberá que precisará da entidade para ações e projetos dentro da empresa”.

Homenagem

Ainda durante o evento, Roberto Martins, que presidiu o Sincoval entre 2014 e 2018 e tomou posse como vice-presidente do sindicato, recebeu uma placa de homenagem por sua dedicação como presidente da entidade.

As homenagens foram estendidas ao presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, que é reconhecido pelas organizações sindicais, Sistema S e sociedade como um dirigente visionário e dedicado a fomentar o desenvolvimento do comércio.

Texto: V9 Comunicação & Marketing – Assessoria de imprensa Sincoval

02/03/2018 às 17:26