Sesc Paraná celebra 70 anos

Em sete décadas de história o Sesc realizou mais de 800 milhões de atendimentos no estado Com o tema “A história do Sesc é sua também”, o Serviço Social do Comércio do Paraná – Sesc comemora neste dia 10 de janeiro seus 70 anos, com um saldo superior a 800 milhões de atendimentos à população […]

10/01/2018

Com o tema “A história do Sesc é sua também”, o Serviço Social do Comércio do Paraná – Sesc comemora neste dia 10 de janeiro seus 70 anos, com um saldo superior a 800 milhões de atendimentos à população paranaense ao longo do período. Com 38 unidades fixas e seis unidades móveis, o Sesc mantém programas e promoções nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Ação Social.

Com seus serviços, desde 1948 o Sesc faz parte da vida dos paranaenses representados por comerciários, empresários do comércio e população em geral, especialmente a mais carente. Quando foi fundado no Paraná, o estado ainda passava pelo seu processo de colonização. Na década seguinte o sistema agrícola baseado na produção do café chegaria ao auge. “De lá para cá, nessas sete décadas, seria quase imensurável cercar as mudanças ocorridas no mundo, aí incluídos o Brasil e o Paraná. Nossa agricultura foi se mecanizando e grandes contingentes populacionais foram se transferindo para as cidades, ampliando a presença e a importância do comércio como locomotiva da economia; comércio que foi se segmentando de modo a atender a novas e específicas demandas”, pondera o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.
O Sesc participou dessa história ao construir uma rede com forte capilaridade no estado, capaz de atender a população de todos os seus municípios. Isso proporcionou ao comerciário, empresário e comunidade ações essenciais para o desenvolvimento social e para a justiça social.

Uma gestão de construções
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, relembra que em 1964 o Sesc entrou em sua vida, em Curitiba, quando foi apresentado à entidade por amigos gaúchos em um campeonato de futebol de Salão.“Era o Sesc da Rua José Loureiro, em um evento de grande repercussão e participação de várias empresas. Gostei muito do que fui vendo ali”, conta. Nessa época, ele atuava no ramo de autopeças, área que lhe permitiu conhecer todo o Paraná.
Tempo depois, no início da década de 1990, como empresário, o Sesc PR passou a tomar uma ampla dimensão em sua vida. Eleito presidente do Sindicato Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (Sincopeças), passou a participar da Fecomércio PR. “Fui observando então como o Sesc e o Senac chegavam ao comércio e à sociedade paranaense”. Em 2004 tornou-se presidente do Sistema Fecomércio, responsável pela administração das três casas – Federação do Comércio, Sesc e Senac. Trouxe com ele um novo olhar para as instituições, uma visão empreendedora e de inovação. De lá para cá, os anos foram marcados pelo aprimoramento da gestão e ampliação dos serviços, com novas unidades em todas as regiões do estado. “É para isso que existimos: para aproximar entidades e comunidades”, ressalta.
Entre os grandes feitos de sua gestão, há destaques que permanecerão como patrimônio dos paranaenses. O ano de 2009 foi marcado pela implantação do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), criado em conformidade a uma demanda federal. A decisão resultou na ampliação dos serviços do Sesc PR na área da Educação. No ano seguinte foi inaugurado na capital o Sesc Paço da Liberdade, após processo de restauração da antiga sede da Prefeitura, transformado em unidade cultural e hoje uma das maiores atrações turísticas de Curitiba, além de palco de ações de forte impacto na vida cultural da cidade.
Em 2011 um novo marco, dessa vez voltado ao Turismo e Lazer. A inauguração do Sesc Caiobá, com seus 23 mil m2 passou a oferecer uma estrutura complexa e aconchegante para veranistas, além de servir de sede para grandes eventos corporativos.

Perspectivas
O diretor regional do Sesc PR salienta que o propósito da instituição é oferecer serviços sociais inovadores e de excelência, condizentes com as necessidades dos comerciários e dependentes e da população menos assistida, em um mundo globalizado e tecnológico. “Atento às mudanças sociais e econômicas da sociedade, o Sesc PR se modernizou e se faz presente nas suas unidades de serviços, unidades móveis, espaços públicos das escolas e nos ambientes empresariais, para atender aos comerciários e suas famílias, proporcionando efetiva melhoria no padrão de vida de todos”, avalia.
Sextos afirma que o Sesc PR é um agente transformador da sociedade e de vidas. “Ciente de que há um futuro desafiador e promissor à frente, nossa entidade reafirma o compromisso de atuar com transparência e responsabilidade social para a construção de uma sociedade mais solidária”, diz.
Em 2018 o Sesc segue empenhado em construir novas unidades e revitalizar espaços existentes, levando serviços para municípios que ainda não contavam com instalações fixas. “O Sesc já está em todo o Paraná, de uma ponta a outra: de Paranaguá (Leste) a Marechal Cândido Rondon (Oeste), de União da Vitória (Sul) a Jacarezinho (Norte). Com tamanha presença, deslocar-se entre as unidades Sesc PR é transitar pelo estado, percorrer o nosso chão”,  apontam os autores do livro Sesc 70 Anos, Georgeana França, Márcio Norberto e Renato Gomes.

A evolução dos atendimentos conforme as décadas:

Ano Número de atendimentos
1956 60.636