Senac PR completa 71 anos

Instituição chegou ao Paraná em 7 de julho de 1947

06/07/2018

Os empresários paranaenses do comércio, que na noite de 7 de julho de 1947 tiveram a inspiração de criar a Delegacia do Senac PR, agiram com grande senso de visão estratégica, a fim de elevar o nível técnico-profissional dos trabalhadores do comércio do estado.

Poucos dias depois, em 19 de julho, foi estabelecido o local da primeira sede, no Edifício João Prosdócimo, na praça Tiradentes – perto do marco zero de Curitiba. Os cursos de Prático de Escritório e Prático de Comércio (Balconista) deram início a uma trajetória de muitas conquistas em prol da educação.

Neste tempo, a atividade terciária do Brasil mudou muito. As empresas se modernizaram, profissões deram lugar a outras, novos produtos e serviços foram criados, surgiram as compras virtuais, os consumidores se tornaram ainda mais exigentes.

O Senac PR acompanhou essas mudanças e também se transformou ao longo desses 71 anos, sempre buscando as metodologias e técnicas mais atualizadas na formação profissional.

Atualmente conta com 36 Unidades de Educação Profissional, além de quatro unidades móveis e da participação na Rede Nacional de Educação a Distância. Tudo isso para levar capacitação de qualidade aos 399 municípios paranaenses, atendendo à demanda de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Trata-se de um patrimônio gerado pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná e de uso dos 11 milhões de paranaenses.

Neste sábado (7), o Senac PR completa 71 anos e cada um deles dá força e sentido a sua missão, que se concretiza em cada uma das mais de cinco milhões de pessoas que receberam um diploma da instituição e tiveram sua vida transformada pelo Senac.

Ari Bittencourt

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR