Senac e Senai promovem formatura para dois mil alunos do Pronatec

Ministros destacam a efetividade do programa na qualificação de trabalhadores

29/11/2013

O Senac e o Senai promoveram hoje (29), a formatura de dois mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Curitiba. A cerimônia, que certificou mil alunos do Senac e mil do Senai, de 19 municípios do Estado, contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e demais autoridades.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o Senac, como um dos principais parceiros e ofertantes do Pronatec, consolida sua missão de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento do Estado. “O Pronatec vem atingindo a audaciosa meta de ampliar a oferta de cursos de educação profissional para a população brasileira. Temos aqui hoje mil alunos do Senac recebendo seus certificados e nossa meta para 2014 é ofertar 25 mil novas vagas”, enfatizou Piana.

A ministra Gleisi Hoffmann enfatizou a parceria entre o Governo Federal e o Sistema S para a execução do programa. “O Sistema Fecomércio, junto à Fiep, organizou muito bem os cursos do Pronatec. Todos esses alunos, agora profissionais formados, comemoram hoje uma grande conquista, que é ter uma formação profissional. O Pronatec faz parte de uma nova visão de educação, que tem como desafio qualificar as pessoas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirmou.

O Pronatec é um programa do Governo Federal que foi criado em 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica, com a meta de ofertar oito milhões de vagas até 2014. Desde o lançamento, aproximadamente 4,6 milhões de brasileiros tiveram a oportunidade de fazer cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

O programa também é visto pelo Ministério do Turismo como um dos mais efetivos para a preparação de profissionais para a Copa do Mundo. “Com o Pronatec Copa, estamos qualificando milhares de trabalhadores para o setor de hotelaria, gastronomia e turismo, que serão extremamente demandados pelos 600 mil turistas esperados. E esse pessoal vai fazer a Copa do Mundo ser inesquecível para nosso país”, vislumbrou o ministro Gastão Vieira.

No Paraná, o Senac é ofertante do Pronatec demandado por onze ministérios: Ministério da Educação, gestor do programa; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério do Turismo; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério da Defesa; Ministério da Justiça; Ministério da Previdência Social; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Ministério das Comunicações; Ministério da Cultura e Ministério da Integração Social. Os cursos são ofertados em parceria com as secretarias estaduais e com os municípios.

“Estamos fazendo um grande esforço para preparar as pessoas para o mundo do trabalho. A palavra chave é união. Governo Federal, Governo Estadual, prefeituras e o Sistema S estão fazendo juntos essa melhoria”, disse o vice-governador do Paraná e secretário de Educação, Flávio Arns.

O prefeito Curitiba, Gustavo Fruet, também destacou a integração entre ofertantes e demandantes para o sucesso do programa. “Temos o desafio de garantir a educação na idade certa e também atuar fortemente na capacitação profissional, pois temos um mercado ansioso por mão de obra qualificada”, reiterou.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, o Pronatec é o melhor programa desenvolvido pelo Governo Federal. “Há vários outros programas de relevância, mas, sem dúvida, o Pronatec é o que traz resultados mais efetivos, pois traz a oportunidade de uma vida mais digna para milhares de pessoas”, destacou.

FOTOS DO EVENTO
Para download de fotos do evento, acesse:
www.flickr.com/fecomerciopr

Crédito das fotos: Ivo Lima